Cerimônia hollywoodiana foi marcada por domínio de ‘Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo’ e volta por cima de Brendan Fraser
Fabio Previdelli Publicado em 13/03/2023, às 09h45
Na noite de ontem, 12, a cerimônia do Oscar foi marcada pelas condecorações a ‘Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo’, que venceu 7 estatuetas, e ao ator Brendan Fraser por sua atuação em ‘A Baleia’.
Mas outro ponto chamou a atenção dos espectadores: o esquecimento de Pelé. Considerado por muitos como o maior futebolista da história, Edson Arantes do Nascimento possui também uma história com o cinema — sendo, inclusive, citado no site da Academia de Hollywood.
Embora todos os anos a cerimônia do Oscar homenageie aqueles que faleceram no último ano, Pelé foi esquecido. O Rei do Futebol faleceu aos 82 anos em 29 de dezembro de 2022, vítima de um câncer no cólon.
Nas telonas, Pelé atuou ao lado de Sylvester Stallone e Michael Caine em "Fuga para a Vitória" (1981). Dirigido por John Huston, o longa traz o eterno camisa 10 da Seleção Brasileira em uma partida de futebol contra nazistas.
+ Bastidores esquecidos: o filme de Pelé e Stallone contra nazistas
Antes disso, em 1962, ano em que o Rei foi bicampeão da Copa do Mundo, ele participou do filme ‘O Rei Pelé’, que narra a trajetória meteórica do jovem mineiro de 22 anos que saiu da cidade mineira de Três Corações para ganhar o mundo.
Pelé ainda participou de diversos outros filmes nacionais, como ‘Os Trapalhões e o Rei do Futebol’ que, conforme recorda o F5 da Folha, levou mais de 3,6 milhões de pessoas ao cinema; o icônico ‘Os Trombadinhas’, que se tornou meme na internet; e os documentários 'Pelé Eterno' e 'Isto é Pelé'.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro