O rapper Kanye West protagonizou momentos polêmicos nos últimos meses; entenda!
Éric Moreira, sob supervisão de Ingredi Brunato Publicado em 14/12/2022, às 11h18
O rapper norte-americano Kanye 'Ye' West vem dado o que falar há meses, tendo ganhado uma péssima fama nos últimos tempos devido a falas e atitudes que vão desde comparar a morte da rainha Elizabeth II com sua separação com a socialite Kim Kardashian, até afirmar que George Floyd morreu devido ao uso de drogas, e não como resultado de violência policial.
Nas últimas semanas, porém, as falas mais graves feitas publicamente pelo rapper se relacionam diretamente com um forte posicionamento antissemita demonstrado por Kanye.
Em entrevistas, o artista chegou a expressar grande admiração pelo líder nazista Adolf Hitler, além de alegar acreditar que os judeus são responsáveis por disseminar o ódio e outros problemas na sociedade — falas estas que lhe renderam o bloqueio de contas em algumas redes sociais.
Por conta de todo esse complicado histórico recente, o grupo de vigilância StopAntisemitism elegeu Kanye West, recentemente, como "o antissemita do ano", de acordo com informações da Rolling Stone Brasil.
Liora Rez, porta-voz do coletivo, contou em entrevista ao TMZ que a decisão de nomeá-lo como tal não tem como objetivo parabenizar o rapper, mas sim chamar a atenção às suas falas problemáticas.
De acordo com Rez, os ataques de Kanye resultaram "em atos antissemitas horríveis perpetrados por supremacistas" e também por "outros grupos marginais que procuram causar danos aos judeus".
O ódio aos judeus já está fora de controle nos Estados Unidos e a última coisa que precisamos é de uma celebridade como Kanye para colocar lenha nessa fogueira", acrescenta.
Em conversa com Gavin McInnes, um jornalista e comentarista político de extrema-direita, além de fundador do Proud Boys — 'Garotos Orgulhosos', em tradução livre, um movimento neofascista de supremacia branca que é considerado uma organização terrorista na Nova Zelândia —, Kanye apontou que a culpa para a "reputação ruim" de Hitler era dos judeus, os acusando de controlarem totalmente a narrativa sobre o nazismo.
Além disso, na mesma conversa, o rapper também pontuou avanços técnicos e científicos provenientes do regime nazista, concluindo com a afirmação que era um grande admirador de Adolf Hitler. "Povo judeu, perdoe Hitler hoje", encerrou, na ocasião.
Par de potes da Dinastia Ming é leiloado por valor recorde de R$ 71 milhões
Guitarrista detalha primeira impressão que teve de Freddie Mercury: 'Irritante'
Sinos da Catedral de Notre Dame voltam a soar em Paris cinco anos após incêndio
Homem é baleado e morto no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em SP
A última nota escrita pela Rainha Elizabeth em diário antes de sua morte
Rei holandês repudia ataques antissemitas após jogo de futebol e relembra 2ª Guerra