Criança palestina em residência bombardeada - Getty Images
Faixa de Gaza

ONU pede cessar-fogo em Gaza para vacinar crianças contra a poliomielite

Após ser registrado o primeiro caso na região em 25 anos, a OMS e o UNICEF estão planejando duas campanhas de vacinação de sete dias

Redação Publicado em 16/08/2024, às 18h50

Nesta sexta-feira, 16, António Guterres, secretário-geral da ONU, solicitou duas interrupções de sete dias na guerra em Gaza para vacinar mais de 640 mil crianças contra a poliomielite, identificada nas águas residuais da região. 

Conforme repercutido pelo jornal O Globo, as agências de saúde e assistência infantil da ONU informaram que possuem planos detalhados para vacinar crianças em todo o território palestino cercado e que podem iniciar as ações ainda este mês. No entanto, isso dependeria de cessar-fogo na guerra de 10 meses entre Israel e o Hamas.

Prevenir e conter a disseminação da poliomielite exigirá um esforço enorme, coordenado e urgente. Estou apelando a todas as partes para que forneçam garantias concretas imediatamente, garantindo pausas humanitárias na campanha.", afirmou Guterres.

A Organização Mundial da Saúde e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) anunciaram que estão planejando duas campanhas de vacinação de sete dias na Faixa de Gaza, com início previsto para o final de agosto, para combater o poliovírus tipo 2 (cVDPV2).

“Essas pausas nos combates permitiriam que crianças e famílias chegassem com segurança às unidades de saúde e que agentes comunitários chegassem até as crianças que não conseguem acessar as unidades de saúde para a vacinação contra a poliomielite”, explicaram as agências em um comunicado. 

Durante cada fase da campanha, o Ministério da Saúde de Gaza, em colaboração com agências da ONU, administrará “duas gotas da nova vacina oral contra a poliomielite tipo 2 (nOPV2) a mais de 640 mil crianças com menos de 10 anos de idade”. O comunicado também informou que mais de 1,6 milhão de doses de nOPV2 deverão passar pelo Aeroporto Ben Gurion, em Israel, “até o final de agosto”.

O poliovírus, que se propaga principalmente por meio de esgoto e água contaminada, é altamente infeccioso e pode causar deformidades, paralisia e ser potencialmente fatal. A doença afeta principalmente crianças com menos de cinco anos.

Caso confirmado

Nesta sexta-feira, 16, o Ministério da Saúde da Autoridade Palestina divulgou o primeiro caso de poliomielite na Faixa de Gaza em 25 anos, logo após um pedido da ONU. O caso foi identificado em Deir al-Balah, no centro do território palestino, e envolve um “bebê de dez meses que não foi vacinado”. Quase todos os 2,4 milhões de residentes da região foram deslocados durante dez meses de conflito.

guerra Faixa de Gaza campanha vacinação poliomielite

Leia também

Monstro: Nova temporada de série da Netflix gera polêmica


Ator revela o diferencial da série da Netflix sobre os irmãos Menendez


Turista morre em trágico acidente após ser atingida por estátua


Que horas estreiam os episódios de 'Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais'?


Veja a restauração das obras vandalizadas nos ataques de 8 de Janeiro


Templo encontrado submerso na Itália é analisado por arqueólogos