Imagem meramente ilustrativa de doping - Imagem de jorono por Pixabay
Esporte

Obra denuncia o esquema corrupto da Rússia em burlar o sistema de antidoping

‘O protocolo russo’, do químico Grigory Rodchenkov, revela como o país foi punido nos Jogos Olímpicos e na Copa do Mundo

Victória Gearini | @victoriagearini Publicado em 28/07/2021, às 09h06 - Atualizado às 10h06

Publicada no início deste ano no Brasil pela Faro Editorial, a obra ‘O protocolo russo’, escrita pelo químico Dr. Grigory Rodchenkov, revela o maior esquema de burlamento do sistema de antidoping dos Jogos Olímpicos de Inverno. 

O químico Grigory Rodchenkov foi responsável por denunciar o maior esquema de doping da história do esporte mundial. Atualmente, o especialista vive nos Estados Unidos, com uma nova identidade e protegido pelo sistema de proteção a testemunhas. 

O protocolo russo, de Grigory Rodchenkov (2021) / Crédito: Divulgação / Faro Editorial

Ao todo, o autor levou três anos para escrever este relato. O atual presidente da Rússia, Vladimir Putin, por sua vez, chegou a colocar o serviço de espionagem internacional atrás dele. O escritor não só revelou o esquema de burlamento do sistema de antidoping, como denunciou o esquema de corrupção e destruição na formação de atletas russos. 

Criado pelo governo da Rússia, o esquema para “melhorar” a performance dos esportistas russos levou o país a inúmeras vitórias. Contudo, segundo os relatos do autor, muitos foram hostilizados a ingerir anabolizantes e esteróides, motivo que levou ao banimento do país nos Jogos Olímpicos em Tóquio. 

Grigory Rodchenkov, por sua vez, conheceu os anabolizantes quando ainda era atleta universitário. Mais tarde, o esportista tornou-se químico, motivo que o fez estudar essas substâncias em contato com o organismo. A partir de seu conhecimento sobre as reações fisiológicas, ele montou um sistema capaz de burlar o sistema de antidoping. 

No decorrer da obra, ele explica como o governo russo investiu nessa prática e quais métodos eles utilizaram para “limpar” os organismos dos atletas antes das competições. Como representante oficial de antidoping do COI no país, o químico sabia, ainda, como despistar as investigações. 

Todavia, após o esquema ser revelado ao mundo, os atletas russos foram proibidos de representar o país nos Jogos Olímpicos, na Copa do Mundo e em vários outros campeonatos, durante quatro anos.

A crítica do The Guardian avaliou a obra como: “O livro do ano!”. Já o The Times analisou os escritos do autor como um “caso de amor da Rússia com o doping”.

Considerado um dos maiores relatos de burlamento do sistema de antidoping, a obra ‘O protocolo russo’ encontra-se disponível na Amazon em formato Kindle e capa comum.


+Saiba mais sobre a obra citada acima por meio da Amazon: 

O protocolo russo, de Grigory Rodchenkov (2021) - https://amzn.to/3BPGXj6

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W

Copa do Mundo Rússia esporte livro obra Amazon Jogos Olímpicos Antidoping Dr. Grigory Rodchenkov

Leia também

'Bruxa de Blair' ganha nova versão que corrige erro do filme


Jovem cearense sofre com doença rara que faz pele mudar de cor


Veja o erro do primeiro filme que será repetido em 'Gladiador 2'


Maria e o Cangaço: Veja o dilema que será explorado na série sobre o cangaço


Morre Frank Auerbach, pintor que fugiu dos nazistas na infância, aos 93 anos


Maria e o Cangaço: Série vai contar a história de Maria Bonita e Lampião