A obra intitulada 'Ib Reading', que não é exibida em público há mais de 20 anos, consiste em um retrato da filha de Freud
Luisa Alves, sob supervisão de Ingredi Brunato Publicado em 23/02/2023, às 14h58
Um retrato do pintor alemão Lucian Freud, que faleceu em2011, aos 88 anos — pode atingir até 20 milhões de libras (cerca de R$ 124 milhões) em leilão. O retrato foi exibido pela última vez em 2000, durante uma exposição em Nova York.
O retrato do pintor não é exibido em público há mais de 20 anos e será leiloado na próxima semana pela Sotheby's, uma sociedade de vendas por leilão sediada em Londres. Lucian Freud retratou sua filha, Isobel Boyt, na obra que nunca foi mostrado no Reino Unido.
Desde que foi adquirida — logo após a sua conclusão — a obra estava em uma coleção particular.
Foram necessárias mais de 70 sessões de Boyt no estúdio de Freud em Londres. A execução da pintura a óleo, intitulada "Ib Reading", ocorreu em 1997 e nela, a filha do pintor aparece lendo um livro com suas pernas esticadas e os pés descalços sobre uma cadeira, como repercutido pela Folha de São Paulo.
A genialidade de Freud foi apresentar em sua obra a totalidade do eu em todas as suas variações complexas. Evocando a relação entre pai e filha, artista e modelo, o presente trabalho ilumina a maestria de Freud no gênero do retrato", diz um texto que está no site da casa de leilões.
Lucian Freud - Ib Reading pic.twitter.com/jgZKEToftE
— @_rt* (@literatura_rte) February 20, 2023
Par de potes da Dinastia Ming é leiloado por valor recorde de R$ 71 milhões
Guitarrista detalha primeira impressão que teve de Freddie Mercury: 'Irritante'
Sinos da Catedral de Notre Dame voltam a soar em Paris cinco anos após incêndio
Homem é baleado e morto no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em SP
A última nota escrita pela Rainha Elizabeth em diário antes de sua morte
Rei holandês repudia ataques antissemitas após jogo de futebol e relembra 2ª Guerra