A pintura de Caravaggio que será exposta em museu - Reprodução / Museu do Prado
Caravaggio

Obra centenária 'perdida' de Caravaggio ficará exposta em museu na Espanha

A pintura descoberta em 2021 foi atribuída erroneamente a outro pintor e quase vendida por preço muito abaixo do valor real; entenda!

Isabelly de Lima Publicado em 06/05/2024, às 12h04

Três anos após ter sido descoberta, uma pintura perdida de Caravaggio será exposta no Museu do Prado, em Madrid. A imagem mostra Cristo com uma coroa de espinhos e sendo açoitado. Intitulada ‘Ecce Homo’, a obra mede 111 cm por 86 cm e foi erroneamente atribuída após ter sido revelada ao mundo.

Quando foi achada em 2021, foi atribuída ao artista José de Ribera, que viveu na Espanha durante o século 17. Em abril do mesmo ano, a pintura foi colocada à venda em uma casa de leilões de Madrid por somente 1.500 euros, segundo informações do The Guardian.

Obra foi encontrada em 2021, na Espanha, e exibe Jesus Cristo - Reprodução / Museu do Prado

Porém, algo na imagem chamou a atenção de especialistas espanhóis e italianos, que decidiram reexaminar a obra. Após descobrirem o verdadeiro autor da pintura em questão, os especialistas do Museu do Prado contataram o Ministério da Cultura espanhol e uma proibição de exportação foi imposta sob a peça.

Rapidamente, o governo regional de Madrid também concedeu à pintura o estatuto de patrimônio protegido, a fim de mantê-la no país. Nesta segunda-feira, 6, o museu informou que a pintura ficaria exposta no local de 28 de maio a outubro deste ano.

Segunda obra

Vale ressaltar que um comprador anônimo comprou a obra da família que a tinha há gerações por um valor não especificado. O que se sabe sobre ele é que trabalhou com especialistas para restaurar a peça. Miguel Falomir, diretor do museu, disse ao The Guardian:

Descobrimos que se trata de fato de um Caravaggio e de uma pintura que foi trazida para Espanha no século 17 e atribuída ao pintor italiano. [...] Durante a invasão napoleonica, saiu da coleção real e estava na coleção privada de uma família em Madrid desde o século 19. A família decidiu recentemente vender o quadro a um comprador particular, e este se interessou em expor esta importante obra no Prado”.

Esta será a segunda obra do artista no Museu do Prado, sendo a primeira uma imagem de Davi segurando a cabeça de Golias, que teria sido pintada quando o artista tinha em torno de 30 anos, por volta de 1600, revelou David García Cueto, chefe de pintura italiana e francesa pré-1800 do Prado, também ao portal britânico.

“O Ecce Homo, pintado por volta de 1607-1610, oferece uma visão complementar da obra tardia de Caravaggio e condensa o melhor do estilo do mestre em seus últimos anos”, diz Cueto.

arte pintura Venda obra museu restauração confusão Madrid exposição perdida Caravaggio preço

Leia também

Par de potes da Dinastia Ming é leiloado por valor recorde de R$ 71 milhões


Guitarrista detalha primeira impressão que teve de Freddie Mercury: 'Irritante'


Sinos da Catedral de Notre Dame voltam a soar em Paris cinco anos após incêndio


Homem é baleado e morto no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em SP


A última nota escrita pela Rainha Elizabeth em diário antes de sua morte


Rei holandês repudia ataques antissemitas após jogo de futebol e relembra 2ª Guerra