Na 19ª edição da CineOp, o CEO da O2 Filmes, Paulo Barcellos, revelou que o clássico brasileiro receberá duas novas versões
Maria Paula Azevedo, sob supervisão de Giovanna Gomes Publicado em 24/06/2024, às 16h11
Mais de vinte anos desde o seu lançamento, o filme ‘Cidade de Deus’ (2002), de Fernando Meirelles, está passando por um processo de restauração. Durante um debate realizado no último sábado, 22, como parte da programação da 19ª CineOP - Mostra de Cinema de Ouro Preto, Paulo Barcellos, CEO da O2 Filmes, revelou que a produtora está realizando uma recuperação inédita do longa-metragem.
O processo envolve a recuperação dos negativos originais, a transição entre formatos de imagem e até o uso de inteligência artificial para corrigir imperfeições técnicas, efeitos de pós-produção e outros detalhes em desenvolvimento.
Durante a mostra, Barcellos destacou que a própria O2 está conduzindo a restauração, sem uma data definida para conclusão ou lançamento. Ele também mencionou que a tecnologia de inteligência artificial será empregada para realizar ajustes no filme.
A IA será fundamental para automatizar a limpeza de ‘frames’, detectando falhas, trechos faltantes, imperfeições do original e nos dando opção de escolhermos como ajustar da maneira que decidirmos.”, explicou o CEO.
Devido a exigências técnicas específicas, uma parte do processo de restauração está sendo conduzida em um laboratório em Los Angeles, onde foram enviadas 18 horas de material bruto filmado pela equipe de Fernando Meirelles, que passará por um processo de limpeza meticuloso.
Após esta fase de “lavagem” dos negativos, conforme explicou Paulo Barcellos, “Cidade de Deus” será digitalizado e incluirá imagens em altíssima resolução, algumas delas em tecnologia 4k e 6k, conforme repercutido pelo site da revista Rolling Stone Brasil.
Barcellos também revelou que serão produzidas duas versões restauradas do filme. Uma delas incluirá modificações em efeitos sonoros e visuais, resultando em uma versão tecnicamente inovadora do filme. A segunda versão será mais fiel à original de 2002, preservando elementos vistos na época, mas com melhorias gerais nas imagens e nos sons.
Par de potes da Dinastia Ming é leiloado por valor recorde de R$ 71 milhões
Guitarrista detalha primeira impressão que teve de Freddie Mercury: 'Irritante'
Sinos da Catedral de Notre Dame voltam a soar em Paris cinco anos após incêndio
Homem é baleado e morto no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em SP
A última nota escrita pela Rainha Elizabeth em diário antes de sua morte
Rei holandês repudia ataques antissemitas após jogo de futebol e relembra 2ª Guerra