Foto do atentado contra o ex-presidente Donald Trump e a obra "A liberdade guiando o povo", de Eugène Delacroix - Reprodução/Jornal Nacional/Evan Vucci e WikiCommons/Museu do Louvre
Donald Trump

O simbolismo histórico por trás da foto do atentado contra Trump

Registro do fotógrafo Evan Vucci do atentado contra o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ganhou destaque

Redação Publicado em 16/07/2024, às 15h07

Entre as imagens do atentado contra o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, um registro do fotógrafo Evan Vucci, da Associated Press, ganhou destaque.

Vucci estava no canto esquerdo do palco quando Trump se abaixou após os disparos e os agentes secretos o protegeram.

Quando ouvi os tiros, eu sabia que era um momento da história americana que precisava ser registrado. É nossa função como jornalistas fazer esse trabalho”, contou à Globo.

Trump permaneceu no chão por um minuto. Ao se levantar, pediu aos agentes que esperassem enquanto colocava o sapato. A bandeira estava ao lado esquerdo dele.

Depois, com o braço e a cabeça para fora, exclamou: "Lutem. Lutem. Lutem", com o punho cerrado, repercute o g1.

Vucci utilizou a regra dos terços, na qual a foto é "dividida" e os elementos principais são posicionados onde as linhas se encontram.

O triângulo, uma figura que une dois pontos inferiores a um ponto elevado no centro, cria uma hierarquia na imagem, colocando o mais importante no topo. Na foto de Trump, o rosto do ex-presidente está centralizado, com o cotovelo posicionado onde as linhas se cruzam, direcionando o olhar para a mão levantada. A composição forma um triângulo, uma figura geométrica carregada de significado.

Revolução Francesa

O triângulo tem sido repetidamente utilizado na história da arte para glorificar personagens. Um exemplo notável é o quadro 'Liberdade Guiando o Povo', do pintor francês Eugène Delacroix, que retrata a Revolução Francesa de 1830, quando o Rei Charles X foi deposto.

Obra "A liberdade guiando o povo", de Eugène Delacroix / Crédito: WikiCommons/Museu do Louvre 

 

No quadro, Marianne, símbolo da França, usa um gorro frígio associado à liberdade e lidera o povo entre barricadas para derrubar o rei.

Este quadro, atualmente exposto no Museu do Louvre em Paris, é um dos mais famosos da história e segue a regra do triângulo, com a bandeira da França como símbolo máximo.

França Estados Unidos Mundo Donald Trump notícias Revolução Francesa atentado fotografia foto registro Eugène Delacroix Associated Press Liberdade Guiando o Povo Evan Vucci

Leia também

Par de potes da Dinastia Ming é leiloado por valor recorde de R$ 71 milhões


Guitarrista detalha primeira impressão que teve de Freddie Mercury: 'Irritante'


Sinos da Catedral de Notre Dame voltam a soar em Paris cinco anos após incêndio


Homem é baleado e morto no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em SP


A última nota escrita pela Rainha Elizabeth em diário antes de sua morte


Rei holandês repudia ataques antissemitas após jogo de futebol e relembra 2ª Guerra