Novas manifestações em Minneapolis - Getty Images
Estados Unidos

Novas manifestações: Em Minneapolis, homem negro morre após abordagem policial

Caso aconteceu apenas a 16 quilômetros de distância de onde George Floyd foi asfixiado até a morte em maio do ano passado

Fabio Previdelli Publicado em 12/04/2021, às 11h52

A cidade de Minneapolis, em Minnesota, nos Estados Unidos, voltou a ser palco de confronto entre manifestantes e polícias neste domingo, 11. Tudo começou depois que um oficial matou um homem negro. As informações são da Reuters e foram repercutidas pelo Estadão. 

A ação policial aconteceu numa região que fica apenas a 16 quilômetros de distância de onde George Floyd foi morto em maio do ano passado. A morte de Floyd gerou uma onda em protestos do Black Lives Matter e Derek Chauvin, policial que o abordou, está sendo julgando pelo crime. 

Segundo informações do jornal local Star Tribune, a nova vítima é Daunte Wright, de 20 anos, que foi identificado por um parente. Segundo comunicado da polícia do Brooklyn Center, o sujeito foi parado por conta de uma infração de trânsito, por volta das 14h.  

Porém, os policiais alegaram que Wright tinha um mandado de prisão pendente e tentaram detê-lo, só que o rapaz acabou voltando para dentro do carro. No instante seguinte, como explica o comunicado, o policial atirou contra ele, que ainda dirigiu por vários quarteirões antes de bater em outro veículo e morrer no local.  

A ação dos policiais gerou uma onda de novos protestos que reuniu centenas de pessoas, muitas delas com cartazes lembrando a morte de Floyd. Alguns manifestantes chegaram a atingir duas viaturas com pedras.  

Os polícias da tropa de choque responderam com bombas de gás lacrimogênio e disparos de balas de borracha. Um dos projéteis, inclusive, teria atingido uma pessoa que teve um sangramento na cabeça, relatou uma testemunha, segundo a Reuters.  

Pelo Twitter, Tim Walz, governador de Minnesota, declarou: “Estamos orando pela família de Daunte Wright, enquanto nosso estado lamenta outra vida de um homem negro levado por policiais”.  

I am closely monitoring the situation in Brooklyn Center. Gwen and I are praying for Daunte Wright’s family as our state mourns another life of a Black man taken by law enforcement.

— Governor Tim Walz (@GovTimWalz) April 12, 2021

Um apelo também foi feito por Mike Elliot, prefeito do Brooklyn Center, por meio de um comunicado. “Estamos pedindo aos manifestantes que continuem a ser pacíficos e que não sejam tratados com brutalidade”, pontuou o político.  

Estados Unidos morte notícias protesto Minneapolis George Floyd homem negro policias

Leia também

Afinal, por que Plutão não é mais um planeta?


Trump promete visitar Springfield após espalhar falsa teoria sobre imigrantes


Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais