Rede de supermercados famosa nos Estados Unidos causou indignação ao alegrar que o brigadeiro é de 'origem portuguesa'
Redação Publicado em 27/09/2023, às 11h37 - Atualizado às 11h39
Recentemente, uma rede de supermercados nos Estados Unidos enfureceu internautas brasileiros. A companhia estrangeira alegou que os brigadeiros são originais de Portugal, o que é falso.
Durante o episódio em questão, o Trader Joe’s disponibilizou, de maneira limitada, brigadeiros. Na embalagem do produto, é indicado que o doce tem origem portuguesa. Vendido por US$ 3,79 (aproximadamente R$18), a embalagem detalha: "melt in your mouth - treats from Portugal" ("derrete em sua boca - delícias de Portugal", traduzido).
Ao irritar internautas brasileiros, a página da marca no Instagram foi bombardeada com inúmeros comentários que corrigem a informação. Em posts não relacionados ao doce, é possível encontrar reações de brasileiros.
"Vocês poderiam ter escolhido outro país, mas vocês não se ajudam", brincou uma internauta. "Brigadeiro é brasileiro, não tem nada a ver com Portugal", escreveu outro internauta.
"Vcs mexeram com a casa de marimbondo...", escreveu um internauta. Outro, até mesmo relembrou que o pão de queijo também é uma invenção brasileira: "Só pra deixar bem claro: O PÃO DE QUEIJO é de MINAS GERAIS".
Já no site da rede de supermercados, é comentado a respeito da popularidade do brigadeiro no Brasil, entretanto, enfatiza que os doces vendidos de maneira temporária foram importados de Portugal.
"Ouvimos dizer que, se você participar de qualquer festa no Brasil, é provável que encontre brigadeiros na mesa de doces. Agora, por um tempo limitado, você pode obter a versão do Trader Joe's dessas guloseimas em nossos freezers. Os Brigadeiros do Trader Joe's são feitos para nós em Portugal, onde também são uma confecção preciosa", detalha a descrição.
A descrição da Trader Joe’s conta a história verdadeira da origem do brigadeiro, entretanto, informa que os doces foram 'popularizados' no Brasil.
"Os brigadeiros foram popularizados pela primeira vez durante a eleição presidencial brasileira de 1945, quando as mulheres brasileiras (que recentemente ganharam o direito de voto) fizeram montes e montes desses bombons e os venderam em apoio ao seu candidato, o Brigadeiro Eduardo Gomes. Embora Gomes tenha perdido as eleições, pode-se dizer que o resto do país ainda ganhou, à medida que a popularidade dos “doces de brigadeiro” proliferava", explica a descrição do doce no site.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro