Na imagem, Kiribati, no Oceano Pacífico - Divulgação/Observatório da Terra da Nasa
Mundo

Nível do mar em região no Pacífico sofre aumento irreversível

Previsão feita por equipe de cientistas da NASA independe das políticas de redução de emissões de gases de efeito estufa; entenda!

Giovanna Gomes Publicado em 02/10/2024, às 09h15

Uma equipe de cientistas da NASA projetou que, nos próximos 30 anos, nações insulares do Pacífico, como Tuvalu, Kiribati e Fiji, enfrentarão uma elevação irreversível de pelo menos 15 centímetros no nível do mar. Essa previsão independe das políticas de redução de emissões de gases de efeito estufa.

O estudo foi solicitado pelos próprios representantes dessas nações em parceria com o Departamento de Estado dos EUA, e inclui mapas detalhados mostrando as áreas vulneráveis a inundações até 2050.

Os mapas, disponíveis online de forma interativa, consideram diferentes cenários de emissões e apontam quais regiões serão mais afetadas pelas marés altas.

Nadya Vinogradova Shiffer, diretora do programa de física oceânica da NASA, afirma que o nível do mar continuará subindo por séculos, aumentando tanto a frequência quanto a gravidade das inundações. Grace Malie, jovem líder de Tuvalu, destaca que esses dados podem auxiliar as comunidades a se prepararem e desenvolverem sistemas de alerta.

De acordo com o portal Galileu, a análise também revelou que o número de dias com inundações de maré alta deve aumentar significativamente em quase todas as nações insulares até 2050.

Em Tuvalu, onde atualmente ocorrem menos de cinco dias de maré alta por ano, essa média pode subir para 25 dias. Em Kiribati, a frequência pode chegar a 65 dias anuais. O estudo foi incluído em um relatório da ONU sobre o aumento do nível do mar, publicado em agosto.

Impacto devastador

Grace Malie ressalta o impacto devastador das mudanças climáticas em Tuvalu, onde toda a população vive próxima ao litoral e será severamente afetada pelas inundações. As enchentes podem ser causadas tanto por tempestades e marés altas quanto pela invasão de água salgada no subsolo, que empurra o lençol freático para a superfície.

Embora a elevação do nível do mar varie de região para região, no Pacífico os números são surpreendentemente consistentes, segundo Ben Hamlington, líder da equipe de pesquisa da NASA. Os impactos dos 15 centímetros de elevação variam de país para país, desde inundações ocasionais até eventos quase permanentes.

Os próximos passos do estudo incluem integrar dados de satélite com medições terrestres, mas a falta de dados em alguns países é um desafio, segundo Hamlington.

Nasa pacífico efeito estufa Mudanças Climáticas nível do mar irreversível

Leia também

Soldado israelense revela uso de palestinos como escudos humanos em Gaza


Por que sequência de 'Gladiador' substituiu ator que interpretou Lucius?


Arqueólogos desvendam mistério de como pá de madeira de 3.500 anos ficou conservada


Mulher de 105 anos revela segredo da longevidade: 'Beba cerveja e não case'


Irmãos Menendez: Veja as novas evidências que podem tirar Lyle e Erik da cadeia


'The Office': Amazon lançará remake mexicano da série