Fotografia tirada durante escavações dos destroços do navio Le Lyonnais, naufragado em 1856 - Divulgação/Atlantic Wreck Salvage/Andrew Donn
Naufrágio

Naufrágio de navio a vapor francês de 1856 é encontrado

Navio a vapor francês Le Lyonnais — o mais moderno de sua época —, que naufragou no Atlântico em 1856 e vitimou 114 pessoas, é encontrado; confira!

Éric Moreira Publicado em 12/09/2024, às 10h30

No último mês, escavações ministradas pela empresa norte-americana Atlantic Wreck Salvage finalmente descobriu, após mais de 20 anos de buscas, os destroços do antigo navio a vapor francês Le Lyonnais. Considerado o mais moderno de sua época, o navio naufragou no meio do Atlântico em 1856, após colidir com um veleiro americano; vitimando 114 pessoas.

Após os destroços serem descobertos a cerca de 320 quilômetros de New Bedford, no estado norte-americano de Massachusetts — em uma área conhecida como Georges Bank —, foram necessárias medições de um cilindro do motor, para que o navio fosse identificado como sendo o Le Lyonnais. "Com certeza, não está com a mesma aparência de antes", comenta Jennifer Sellitti, porta-voz da Atlantic Wreck Salvage, em comunicado.

+ Por que o Titanic não foi removido do fundo do oceano?

Parte do navio a vapor francês Le Lyonnais / Crédito: Divulgação/Atlantic Wreck Salvage/Andrew Donn

 

Le Lyonnais

Conforme repercutido pelo g1, o Le Lyonnais foi construído em 1855, encomendado pela empresa Compagnie Franco-Américaine, sendo pensado para transportar pessoas e correspondências pelo Oceano Atlântico. Ele foi um pioneiro, pois esta "foi a primeira tentativa da França de ter uma linha de passageiros bem-sucedida", segundo Sellitti, ao mesmo tempo em que ocorria uma transição das embarcações a vale para as movidas a vapor.

A colisão do navio com o veleiro americano que o afundou ocorreu na noite de 2 de novembro de 1856, quando voltava à França após concluir sua viagem inaugural até Nova York. A bordo do Le Lyonnais havia 132 passageiros e tripulantes, e o veleiro com o qual se chocou se chamava Adriatic.

Após a tragédia — que deixou 114 mortos — , o capitão do Adriatic, Jonathan Durham, foi detido e julgado na França. Segundo o The New York Times, a colisão ocorreu pois o Lyonnais mudou sua rota repentinamente. Enquanto o Adriatic sofreu poucos danos, conseguindo inclusive chegar a Gloucester, Massachusetts, apenas dois dias depois, o navio a vapor francês foi gravemente danificado, afundando completamente dias depois.

França Estados Unidos Mundo Naufrágio notícias Buscas Le Lyonnais

Leia também

Monstro: Nova temporada de série da Netflix gera polêmica


Ator revela o diferencial da série da Netflix sobre os irmãos Menendez


Turista morre em trágico acidente após ser atingida por estátua


Que horas estreiam os episódios de 'Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais'?


Veja a restauração das obras vandalizadas nos ataques de 8 de Janeiro


Templo encontrado submerso na Itália é analisado por arqueólogos