Engenheiros da Nasa investigaram o último voo do helicóptero Ingenuity em Marte, a fim de descobrir causa de primeiro acidente aéreo interplanetário
Giovanna Gomes Publicado em 12/12/2024, às 09h23
Engenheiros do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA estão prestes a concluir a primeira análise de um acidente aéreo interplanetário. Eles investigaram o último voo do helicóptero Ingenuity em Marte, ocorrido em 18 de janeiro, e identificaram que o sistema de navegação não conseguiu distinguir a textura do solo marciano durante o pouso.
A análise revelou que a falha no sistema de navegação do Ingenuity causou uma sequência de eventos que levou ao encerramento da missão. Originalmente projetado para realizar cinco voos de teste ao longo de 30 dias, o helicóptero superou expectativas, operando por quase três anos, realizando 72 voos e percorrendo uma distância mais de 30 vezes maior do que a planejada.
O voo 72, planejado como um breve salto vertical para testar sistemas e registrar imagens, começou de forma promissora. O Ingenuity subiu 12 metros, pairou e tirou fotos. No entanto, durante a descida, perdeu comunicação com a missão. Imagens recebidas seis dias depois mostraram danos graves nas pás do rotor.
"Ao conduzir uma investigação de acidente a 100 milhões de milhas de distância, você não tem nenhuma caixa-preta ou testemunha ocular. Embora vários cenários sejam viáveis com os dados disponíveis, temos um que acreditamos ser o mais provável: a falta de textura da superfície deu ao sistema de navegação muito pouca informação para trabalhar", explicou Håvard Grip, primeiro piloto do Ingenuity no JPL, de acordo com o portal O Globo.
O sistema de navegação do helicóptero foi projetado para rastrear características visuais do solo usando uma câmera voltada para baixo, funcionando melhor em superfícies planas e texturizadas. Essa configuração foi suficiente para seus voos iniciais, mas o voo 72 ocorreu em uma área de Jezero cheia de dunas de areia íngremes e com poucas referências visuais.
Durante o voo, cerca de 20 segundos após a decolagem, o sistema de navegação falhou ao encontrar características de superfície suficientes para rastreamento. Fotografias tiradas após o voo mostram que essa falha resultou em altas velocidades horizontais no momento do pouso.
A NASA concluiu que o impacto na inclinação de uma duna fez o Ingenuity se inclinar e rolar. A mudança repentina na atitude resultou em cargas extremas nas pás do rotor, quebrando todas as quatro no ponto mais fraco. As vibrações resultantes arrancaram parte de uma pá e geraram uma sobrecarga de energia, causando a perda total de comunicação.
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