Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Fenômeno Raro: Dois meteoros iluminam o céu de Santo Ângelo ao mesmo tempo

Estação de monitoramento do Clube de Astronomia do Instituto Federal Farroupilha registra evento inédito na madrugada desta quinta-feira, 12

Gabriel Marin de Oliveira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 12/12/2024, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Momento em que câmera registra os dois meteoros - Reprodução
Momento em que câmera registra os dois meteoros - Reprodução

A madrugada desta quinta-feira, 12, foi marcada por um evento astronômico raro e surpreendente no céu da cidade. A estação de monitoramento de meteoros do Clube de Astronomia do Instituto Federal Farroupilha registrou, pela primeira vez, dois meteoros cruzando a atmosfera terrestre simultaneamente, às 2h33min21s.

Fabricio Côlvero, operador das estações de Santo Ângelo e Santa Maria, explica que a captura de dois meteoros no mesmo registro é um acontecimento incomum. "É possível registrarmos dois meteoros em um mesmo vídeo, mas geralmente há alguns segundos de diferença entre eles. O que ocorreu nesta madrugada foi algo realmente especial, com os dois meteoros aparecendo exatamente ao mesmo tempo", comenta ao Globo.

Os meteoros, popularmente conhecidos como "estrelas cadentes", são fenômenos luminosos causados pela entrada de meteoroides na atmosfera terrestre. O atrito com o ar faz com que esses fragmentos rochosos se incendeiem, deixando um rastro luminoso no céu.

Vale lembrar que no dia 22 de novembro, a mesma estação já havia registrado dois meteoros de grande magnitude em um intervalo de apenas três minutos, o que chamou a atenção de astrônomos e entusiastas da área.

Monitoramento

A estação do clube de astronomia faz parte da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon) e é operada remotamente pelo projeto Bate-Papo Astronômico, de Santa Maria.

Segundo 'O Globo', através de equipamentos especializados, a equipe monitora constantemente o céu em busca de eventos astronômicos, contribuindo para o avanço da pesquisa científica na área.