Missão VIPER tinha o objetivo de coletar informações sobre crateras permanentemente escuras nas regiões polares da Lua
Giovanna Gomes Publicado em 18/07/2024, às 08h19
A NASA decidiu cancelar uma missão de cerca de R$ 4,3 bilhões envolvendo o envio de um rover robótico para a Lua. Conhecido como Volatiles Investigating Polar Exploration Rover (VIPER), o rover já está construído, porém não fará parte de lançamento marcado para ocorrer no final do próximo ano.
Na quarta-feira, a agência espacial anunciou a decisão de cancelar a missão e desmontar o VIPER, um veículo do tamanho de um carro pequeno, que deveria procurar gelo de água nas sombras perto do polo sul lunar. Em seu lugar, será enviado um "simulador de massa" não funcional.
De acordo com o portal O Globo, a missão tinha o objetivo de coletar informações sobre as crateras permanentemente escuras nas regiões polares antes do pouso de astronautas da NASA nos próximos anos. Contudo, atrasos tanto no desenvolvimento do rover VIPER quanto na construção da espaçonave por uma empresa privada, que deveria levar o rover à superfície lunar, criaram incertezas no cronograma da missão.
“Decisões como as que discutimos hoje são extremamente difíceis de tomar. Não as tomamos levianamente. Pensamos muito na melhor forma de avançar" declarou Nicola Fox, administradora associada da direção de missões científicas da NASA, em coletiva de imprensa.
Par de potes da Dinastia Ming é leiloado por valor recorde de R$ 71 milhões
Guitarrista detalha primeira impressão que teve de Freddie Mercury: 'Irritante'
Sinos da Catedral de Notre Dame voltam a soar em Paris cinco anos após incêndio
Homem é baleado e morto no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em SP
A última nota escrita pela Rainha Elizabeth em diário antes de sua morte
Rei holandês repudia ataques antissemitas após jogo de futebol e relembra 2ª Guerra