'Napoleão', com Joaquin Phoenix, é um retrato não só das guerras que fizeram o nome do imperador francês, como também seu ardente amor com Josefina
Redação Publicado em 25/11/2023, às 10h42 - Atualizado em 30/11/2023, às 14h51
Nesta semana, chegou aos cinemas brasileiros aquela que era uma das cinebiografias mais aguardadas do ano: 'Napoleão'. Dirigido por Ridley Scott, o filme conta com a presença de Joaquin Phoenix — vencedor do Oscar de Melhor Ator em 2020 por 'Coringa' — e Vanessa Kirby no elenco, dando vida ao protagonista e sua famosa esposa, a imperatriz Josefina.
"Napoleão (Joaquin Phoenix) poderia ter sido um soldado desconhecido, mas provou sua capacidade e subiu rapidamente de posto nas fileiras militares, chegando a general aos 24 anos. Impetuoso e implacável, na liderança do exército francês, ganhou fama como grande conquistador de batalhas e de corações, como o de Josefina (Vanessa Kirby), com quem casou e viveu um conturbado relacionamento", destaca a sinopse.
O filme, que vem recebendo críticas mistas desde seu lançamento, não só acompanha a carreira militar de sucesso de Napoleão Bonaparte, bem como sua conquista por reconhecimento e ascensão como imperador dos franceses. A história também possui grande foco no conturbado relacionamento com sua primeira esposa, aquela que se tornaria imperatriz, Josefina.
E é claro que, sendo uma adaptação cinematográfica, 'Napoleão' contaria com algumas imprecisões históricas apenas para auxílio narrativo. Por isso, aqueles que assistiram ao filme podem ter dúvidas sobre a veracidade de elementos retratados, como seus disparos às pirâmides do Egito ou a remoção de uma bala de canhão do peito de seu cavalo morto.
+ Napoleão: Veja o que é fato ou ficção no filme de Ridley Scott
Entre as dúvidas mais frequentes, uma que se destaca é: Napoleão realmente era ruim de cama como retratado no filme? Entenda!
Michael Broers, da Universidade de Oxford, é um dos principais especialistas em Napoleão. Além de livros sobre o imperador, ele também participou das reuniões a respeito do roteiro do épico de Scott. Em entrevista ao site Time Out, ele revelou a veracidade de alguns detalhes do novo filme, incluindo a competência de Bonaparte na cama com Josefina.
Na conversa, o especialista confirma que faltava habilidade sexual na figura histórica, pelo menos no que se refere às suas relações com a imperatriz. "Sabemos que ele era bastante inexperiente sexualmente quando conheceu Josefina, porque ele contou às pessoas e isso está em suas memórias. Ele estava inseguro com Josefina, mas não com qualquer outra coisa que eu possa imaginar", conta Broers.
Vale mencionar que a primeira esposa de Napoleão era seis anos mais velha que ele, e já tinha dois filhos, quando se conheceram.
+ Que fim levou Josefina? Imperatriz a viver turbulento romance com Napoleão
Apesar disso, vale mencionar ainda que o filme também é impreciso no que se refere à descrição de Josefina: "Seus dentes eram quase inexistentes, devido ao mascar cana-de-açúcar quando ela estava no Caribe", acrescenta o especialista.
Par de potes da Dinastia Ming é leiloado por valor recorde de R$ 71 milhões
Guitarrista detalha primeira impressão que teve de Freddie Mercury: 'Irritante'
Sinos da Catedral de Notre Dame voltam a soar em Paris cinco anos após incêndio
Homem é baleado e morto no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em SP
A última nota escrita pela Rainha Elizabeth em diário antes de sua morte
Rei holandês repudia ataques antissemitas após jogo de futebol e relembra 2ª Guerra