O objeto, que foi descoberto durante uma partida descontraída de futebol, foi fabricado durante o século 11, na atual Istambul
André Nogueira Publicado em 03/02/2020, às 12h07
Um garoto bávaro encontrou uma impressionante moeda de bronze, de aproximadamente mil anos, na cidade de Burglengenfeld, localizada na Alemanha, enquanto brincava. Segundo a Secretaria de Preservação de Monumentos do Estado da Baviera, o objeto foi cunhado em Bizâncio no século 11.
O jovem de quatro anos descobriu o artefato no ano passado, durante um jogo de futebol, todavia, o achado foi tratado pelos pais como uma pedra reluzente sem valor. Apenas recentemente, quando entregaram a moeda para as autoridades do patrimônio da cidade, ela foi reconhecida como uma relíquia milenar.
A peça possui oito gramas de peso e 2,8 centímetros de diâmetro, e carrega a imagem de Jesus coroado e uma inscrição de ‘Cristo, Rei dos Reis’. Como o objeto foi um achado isolado, especialistas especulam que ela foi perdida por algum membro do Castelo de Lengenfeld.
Um porta-voz do país afirmou que a moeda pode ser vendida por dez euros, mas que “o valor ideal para aquele que descobriu e para a cidade é muito maior”. O garoto conseguiu ficar com a moeda, mas prometeu que ela será emprestada para uma exposição do museu local.
Câmara funerária celta de 2.600 anos é descoberta na Alemanha
'Bruxa de Blair' ganha nova versão que corrige erro do filme
Jovem cearense sofre com doença rara que faz pele mudar de cor
Veja o erro do primeiro filme que será repetido em 'Gladiador 2'
Maria e o Cangaço: Veja o dilema que será explorado na série sobre o cangaço
Morre Frank Auerbach, pintor que fugiu dos nazistas na infância, aos 93 anos