Urso grolar - Wikimedia Commons / Corradox
Urso grolar

Mudanças climáticas têm causado surgimento de espécie híbrida entre ursos polar e pardo

Conhecido como urso grolar, o animal híbrido possui características de ambas as espécies

Giovanna Gomes Publicado em 21/11/2022, às 13h47

As mudanças climáticas têm provocado uma série de alterações nos habitats de diversos animais, levando, entre outros fenômenos, ao surgimento de espécies híbridas. É o caso do urso grolar, que resultou da aproximação geográfica entre ursos polares e pardos na Rússia.

Também conhecidos como pizzlies, esses animais começaram a surgir depois que a espécie do Ártico começou a explorar novas regiões do globo terrestre em razão do derretimento da cobertura de gelo em seu habitat natural. Ao mesmo tempo, conforme explicou o portal UOL, o aquecimento de áreas antes inabitáveis para os ursos pardos faz com que esses mamíferos explorem regiões mais ao norte do planeta.

"Os ursos pardos estão se movendo para a tundra. Eles foram vistos nos limites mais baixos do rio Kolyma, onde os ursos polares vivem", declarou Innokentiy Okhlopkov, cientista da filial siberiana da Academia Russa de Ciências (RAS), à agência de notícias TASS.

Características distintas

De acordo com o portal de notícias, os ursos polares sobrevivem à base de gordura, enquanto que os pardos estão adaptados para comer alimentos duros como tubérculos ou, em caso de escassez de recursos, procurar comida em carcaças.

A espécie híbrida, porém, traz características de ambos os ursos, o que poderia facilitar, ao menos em tese, a sobrevivência dos animais. Entretanto, especialistas ouvidos pelo tabloide britânico Daily Mail apontam para a possibilidade das características adaptativas dos ursos pardos se sobreporem às dos polares, de modo que estes últimos sejam extintos.

notícias animais aquecimento global Mudanças Climáticas ursos híbrido pardo polar

Leia também

Afinal, por que Plutão não é mais um planeta?


Trump promete visitar Springfield após espalhar falsa teoria sobre imigrantes


Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais