Restos de um oceano de magma encontrados na Lua por missão lunar indiana - Divulgação/ISRO
Espaço

Missão espacial encontra antigo 'mar de lava' no lado oculto da Lua

Cientistas indianos descobriram que o polo sul da Lua, outrora oculto, abrigava um vasto oceano de lava há cerca de 4,5 bilhões de anos

Redação Publicado em 22/08/2024, às 14h00

Cientistas descobriram que o polo sul da Lua, outrora oculto, abrigava um vasto oceano de lava há cerca de 4,5 bilhões de anos, fortalecendo a teoria de que a superfície lunar se formou a partir de magma. A informação é da BBC.

Restos dessa rocha derretida foram detectados pela missão Chandrayaan-3 da Índia, que pousou no polo sul em agosto, relatou o jornal. 

Formação da Lua

Essa missão histórica explorou uma área nunca visitada por outras naves, fornecendo evidências de anortosito ferroano, um mineral leve que se acredita ter formado a superfície lunar. 

A descoberta, publicada na revista Nature, é significativa para a compreensão da formação inicial da Lua. A missão também encontrou vestígios de um antigo impacto de meteorito, responsável pela criação da bacia do Polo Sul-Aitken, uma das maiores crateras do sistema solar, segundo a BBC.

As descobertas da Chandrayaan-3 são cruciais para futuras missões, incluindo a busca por água gelada, essencial para a construção de uma base lunar. A Índia planeja uma nova missão lunar para 2025 ou 2026, visando trazer amostras da superfície para análise na Terra.

Índia lua lava superfície lunar missão lunar lado oculto da Lua Chandrayaan-3 Polo Sul-Aitken anortosito ferroano

Leia também

'João Sem Deus': Minissérie sobre condenado líder espiritual estreia na TV


Eva Hart, a menina que sobreviveu ao naufrágio do Titanic


Descoberta de quartel de 3.200 anos revela espada com inscrição sobre Ramsés II


Entre reis e rainhas: Produções para entender mais sobre as realezas


Monstro: Nova temporada de série da Netflix gera polêmica


Stonehenge: Origem da Pedra do Altar ganha uma nova reviravolta surpreendente