Ruínas submersas são sempre um achado espetacular - Shutterstock

Metrópole perdida é encontrada submersa na Tunísia

Lugar foi afogado por uma tsunami há 1.600 anos

Thiago Lincolins Publicado em 01/09/2017, às 17h00 - Atualizado em 23/10/2017, às 16h35

No Mar Mediterrâneo, costa do nordeste da Tunísia, arqueólogos encontraram ruínas submersas da cidade de Neapolis, destruída por uma tsunami no século 4.

Neápolis em grego significa "nova cidade" - é a mesma origem do nome da Nápoles italiana. A cidade ficava na costa da atual Nabeul, na Tunísia. Registros feitos pelo antigo historiador Ammien Marcelino que viveu no fim do Império romano entre 325 e 391, mostram que a cidade havia sido devastada por um tsunami em 21 de julho de 365. O mesmo também atingiu a Alexandria, no Egito e a ilha grega de Creta.


A equipe em ação / National Heritage Institute Tunisia

Além de confirmar a teoria, foram encontrados ruas, monumentos e cerca de 100 tanques antigos utilizados na produção de garum - um condimento fermentado à base de peixe, similar ao nam pla tailandês, que era imensamente apreciado pelos romanos, movendo uma riquíssima indústria. “Esta descoberta nos permite estabelecer que Neapolis era um centro importante para a pesca e a fabricação de garum, sendo provavelmente o maior centro do mundo romano”, diz Mounir Fantar, líder da descoberta.

As pesquisas em volta do porto de Neapolis começaram em 2010, porém apenas em 2017, devido a boa condição do tempo, os arqueólogos conseguiram voltar lá para encontrar as ruínas que se estendem em quase 20 hectares. 

Leia também

Afinal, por que Plutão não é mais um planeta?


Trump promete visitar Springfield após espalhar falsa teoria sobre imigrantes


Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais