Atletas americanos de patinação artística recebem suas medalhas - Getty Images
Olimpíadas

Mesmo sem competir, equipe americana ganha medalhas de ouro em Paris; entenda!

Um escândalo nos Jogos de Inverno de Pequim impediram os atletas americanos de subirem ao lugar mais alto do pódio

Maria Paula Azevedo, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 07/08/2024, às 14h50

Nesta semana, alguns atletas americanos marcharam pelo palco de Paris-2024 como campeões e exibiram suas medalhas de ouro recém-recebidas, mesmo sem terem competido na capital francesa.

Nathan Chen, Vincent Zhou, Karen Chen, Alexa Knierim, Brandon Frazier, Madison Chock, Evan Bates, Madison Hubbell e Zachary Donohue foram homenageados nesta quarta-feira, 7, 912 dias após um escândalo que os impediu de subir no lugar mais alto do pódio.

Em 7 de fevereiro de 2022, os atletas americanos entraram na “pista” para as competições de patinação artística nos Jogos de Inverno de Pequim. Naquele momento, a equipe dos EUA conquistou o segundo lugar, ficando atrás dos representantes do ROC, o Comitê Olímpico Russo. Esse foi o melhor resultado do país no esporte até então, mas foi ofuscado pelo súbito cancelamento da cerimônia de premiação.

Dois meses antes dos Jogos, Kamila Valieva, uma competidora russa de 15 anos, havia testado positivo para uma substância proibida. E conforme repercutido pelo jornal O Globo, a revelação desse caso impediu que os atletas recebessem suas medalhas em Pequim.

Em fevereiro de 2023, um ano após o escândalo, a equipe americana finalmente recebeu suas medalhas de prata. No entanto, em uma postagem no Instagram, os atletas apareceram com caixas de medalhas vazias e expressaram “sua profunda frustração” com a falta de ações em relação ao alegado doping russo.

Eles (os atletas) mereceram muito o reconhecimento que lhes faltou devido ao processo atual. A equipe de patinação artística pede regras justas e eficazes para a premiação de medalhas a todos aqueles que respeitaram as regras e foram impactados pela situação", afirmou o time americano.

Resolução

Em junho do ano passado, a equipe exigiu uma resposta da organização dos Jogos Olímpicos. “500 dias depois. Nove caixas vazias. Sem medalhas,” enfatizou a equipe de patinação artística.

Somente no início deste ano, os Estados Unidos foram oficialmente declarados campeões da competição. Os atletas russos foram rebaixados ao terceiro lugar pela Federação Internacional de Patinagem Artística, com base em uma decisão da Corte Arbitral do Esporte.

O tribunal havia decidido pela anulação dos resultados esportivos de Kamila Valieva desde 25 de dezembro de 2021. Em junho passado, a Corte ratificou a concessão da medalha de ouro aos EUA após um recurso russo.

polêmica olimpíadas premiação patinação artística medalhas

Leia também

Monstro: Nova temporada de série da Netflix gera polêmica


Ator revela o diferencial da série da Netflix sobre os irmãos Menendez


Turista morre em trágico acidente após ser atingida por estátua


Que horas estreiam os episódios de 'Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais'?


Veja a restauração das obras vandalizadas nos ataques de 8 de Janeiro


Templo encontrado submerso na Itália é analisado por arqueólogos