Local da descoberta arqueológica, no Azerbaijão - Divulgação/Universidade de Catania
Arqueologia

Mesa ritual da Idade do Bronze é descoberta no Azerbaijão

Com cerca de 3.500 anos, mesa ritualística foi descoberta junto de peças de cerâmica, estatuetas e ossos de animais; confira!

Éric Moreira Publicado em 11/07/2024, às 13h31

Recentemente, arqueólogos da Universidade de Catânia, da Itália, descobriram no sítio arqueológico da Idade do Bronze Final de Tava Tepe, situado na região do Cáucaso — próximo das fronteiras da Armênia, Geórgia e Azerbaijão — uma antiga mesa ritual com 3,5 mil anos, juntamente a uma série de utensílios de cerâmica da mesma época.

Segundo os pesquisadores, conforme repercutido pelo Heritage Daily, Tava Tepe provavelmente foi um ponto de descanso de vários povos nômades que viajavam entre a bacia do Rio Kura e as montanhas do Cáucaso.

Com as escavações, os arqueólogos descobriram uma estrutura de barro em formato de círculo concêntrico, com uma área que serviria como cozinha e uma mesa ritual, completa com utensílios de cerâmica que também foram encontrados por ali, e alojamentos para os braseiros, que eram utilizados para cozinhar.

Há também vestígios de marcas de queimado, o que indica que os alimentos eram cozidos dentro dos recipientes de cerâmica. Isso ainda se confirma pelos restos de tigelas e copos de cerâmica preta espalhados pela área escavada.

A estrutura apresentava uma entrada monumental com colunas de madeira e um telhado de palha, provavelmente cobrindo todo o complexo. Numerosos buracos de postes, acentuando o design circular, indicam que a estrutura tinha um diâmetro de aproximadamente 15 metros", destacam os pesquisadores em artigo.

Além disso, o exterior da área circular também continha uma grande quantidade de ossos de animais (como gado, ovelhas e porcos), e cerâmicas depositadas como lixo.

Parte das descobertas na área de escavação em Tava Tepe / Crédito: Divulgação/Universidade de Catania
Objetos encontrados durante escavação / Crédito: Divulgação/Universidade de Catania
Área descoberta no Azerbaijão / Crédito: Divulgação/Universidade de Catania
Arqueólogos durante escavação em Tava Tepe / Crédito: Divulgação/Universidade de Catania

 

Local ritualístico

Com a descoberta do novo depósito, os arqueólogos podem descobrir mais sobre as refeições consumidas pelos que passavam por Tava Tepe no fim da Idade do Bronze. Neste caso, eles especulam que possivelmente a refeição era parte de um ritual, sendo compartilhada por membros de comunidades nômades.

Além disso, a natureza ritualística também é sugerida pela descoberta de estatuetas humanas colocadas em fossos votivos, e que a cerâmica da mesa ritual parece estar intencionalmente selada em uma espessa camada de terra compactada.

Mundo História notícias arqueologia ritual Idade do Bronze Mesa Azerbaijão

Leia também

Monstro: Nova temporada de série da Netflix gera polêmica


Ator revela o diferencial da série da Netflix sobre os irmãos Menendez


Turista morre em trágico acidente após ser atingida por estátua


Que horas estreiam os episódios de 'Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais'?


Veja a restauração das obras vandalizadas nos ataques de 8 de Janeiro


Templo encontrado submerso na Itália é analisado por arqueólogos