Encontrada na Polônia, a operação deve durar em torno de 5 dias
Giovanna Gomes Publicado em 13/10/2020, às 11h13
Uma bomba gigante encontrada no mar Báltico no ano passado está sendo desativada por uma equipe de mergulhadores poloneses. O detonador de origem britânica, que é da época da Segunda Guerra Mundial, possui 6 metros de comprimento e pesa 5,4 toneladas, sendo que metade de seu peso é composto apenas por explosivos.
A Tallboy, ou bomba "Terremoto", como é conhecida, está a 12m da superfície, sendo que apenas seu nariz está para fora. Ela será removida a partir de um aparelho controlado remotamente e a operação deve durar cinco dias.
As bombas Tallboy começaram a ser desenvolvidas em 1941, pelo engenheiro britânico Barnes Wallis e tinham como objetivo destruir estruturas resistentes às bombas convencionais, por meio do deslocamento do solo provocado pela explosão subterrânea.
Segundo Adam Easton, da BBC de Varsóvia, uma explosão controlada é considerada muito perigosa porque causaria um grande choque sísmico que poderia danificar propriedades distantes.
Cerca de 750 residentes tiveram de deixar a área perto da cidade portuária de Swinoujscie. No entanto, alguns deles se recusaram a ir para um abrigo temporário devido ao medo de contrair coronavírus.
Aos 80 anos, mulher viraliza com rotina simples e dicas para uma vida mais ativa
Câmara funerária celta de 2.600 anos é descoberta na Alemanha
'Bruxa de Blair' ganha nova versão que corrige erro do filme
Jovem cearense sofre com doença rara que faz pele mudar de cor
Veja o erro do primeiro filme que será repetido em 'Gladiador 2'
Maria e o Cangaço: Veja o dilema que será explorado na série sobre o cangaço