Parte da instalação do Memorial às Vítimas do Holocausto - Divulgação/Albert de Andrade/Memorial às Vítimas do Holocausto
Holocausto

Memorial às Vítimas do Holocausto é aberto ao público no Rio de Janeiro

Com conteúdos interativos, espaço visa preservar e tornar conhecidas as histórias das vítimas da perseguição e do genocídio nazista

Fabio Previdelli Publicado em 19/01/2023, às 10h19

Nesta quinta-feira, 19, foi aberto ao público o Memorial às Vítimas do Holocausto; que é localizado no Parque Yitzhak Rabin, no Mirante do Pasmado, em Botafogo, no Rio de Janeiro.

Por meio de conteúdos interativos, como um rico acervo de imagens, áudios, sons e relatos, o Memorial visa preservar e tornar conhecidas as histórias das vítimas da perseguição e do genocídio nazista que atingiu judeus, ciganos, negros, pessoas com deficiência física e mental, a comunidade LGBTQIA+, Testemunhas de Jeová e maçons. 

Em exclusividade ao Aventuras, Alberto Klein, Presidente da Associação Cultural Memorial do Holocausto, fala sobre a importância do espaço: "Primeiro, para manter viva a memória do Holocausto. E, em segundo, talvez o mais importante, para a transmissão de valores". 

 

Visando proporcionar uma reflexão sobre a importância dos direitos humanos, da democracia, da justiça, da tolerância, da liberdade, do respeito à diversidade e ao pluralismo como valores e princípios éticos e fundamentais do ser humano, o espaço convida o público a olhar o passado e transformar o futuro

O trabalho desse Memorial é transmitir valores. É mostrar as necessidades da empatia, da coexistência, de estarmos juntos para mudarmos, transformar e ter uma sociedade melhor”, completa Klein

As instalações

O espaço abriga um monumento a céu aberto de 20 metros de altura em homenagem às vítimas do Holocausto, dividido em blocos que representam os Dez Mandamentos, com destaque para o “Não Matarás”.

Já a exposição, instalada na parte edificada do monumento, no subsolo da praça, apresenta aos visitantes as memórias e os relatos de vítimas e sobreviventes; como a da princesa Maria Karoline, bisneta de D. Pedro II, morta na câmara de gás por ter deficiência, ou do jovem Mordechai Anielewicz que, com 24 anos, liderou a resistência no gueto de Varsóvia, entre outras.  


Serviço: Memorial às Vítimas do Holocausto


Endereço: Alameda Embaixador Sanchez Gavito, s/n - Mirante do Pasmado, Botafogo —Acesso pela Rua General Severiano. (Saiba como chegar clicando aqui).
Horário: quinta a domingo, das 10h às 18h
Classificação indicativa: 12 anos

Rio de Janeiro Segunda Guerra notícias Holocausto Memorial às Vítimas do Holocausto

Leia também

Turista morre em trágico acidente após ser atingida por estátua


Que horas estreiam os episódios de 'Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais'?


Veja a restauração das obras vandalizadas nos ataques de 8 de Janeiro


Templo encontrado submerso na Itália é analisado por arqueólogos


Monstro: Nova temporada de série da Netflix gera polêmica


Kate Middleton teria convencido William a postar mensagem de aniversário para Harry, diz biógrafa