O planeta Marte - Wikimedia Commons/ESA
Marte

Marte pode contar com reservatório de água líquida, aponta estudo

A missão Mars Insight da NASA, realizada entre 2018 e 2022, revelou indícios da existência de um reservatório de água no planeta vermelho

Giovanna Gomes Publicado em 13/08/2024, às 09h44

Dados da missão Mars Insight da NASA, que pousou no planeta em 2018 e foi concluída em 2022, apontam que o planeta Marte possui um reservatório de água líquida em sua crosta externa.

Equipado com um sismômetro para detectar movimentos do solo, o Mars Insight registrou quatro anos de tremores marcianos (1.319 "marsquakes"), que indicaram sinais sísmicos de água líquida. Esta é a primeira detecção de água em estado líquido no planeta, embora já houvesse evidências de água congelada e vapor.

De acordo com o portal O Globo, a análise dos dados, publicada na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, revelou reservatórios de água a profundidades de 10 a 20 km na crosta de Marte. O professor Michael Manga, da Universidade da Califórnia em Berkeley, explicou que os cientistas utilizaram técnicas semelhantes às usadas na Terra para prospectar água e buscar petróleo e gás.

Vashan Wright, pesquisador principal do estudo da Instituição Scripps de Oceanografia da Universidade da Califórnia em San Diego, destacou a importância de entender o ciclo da água em Marte para compreender a evolução do clima e da superfície do planeta.

Reservatórios profundos

Embora a descoberta seja significativa, ela não favorece planos de colonização de Marte, como os de Elon Musk, devido à profundidade dos reservatórios, que torna sua extração extremamente difícil. Wright acrescentou que, apesar da presença de água, isso não garante a existência de vida no planeta.

Nasa Marte água reservatório crosta externa

Leia também

Monstro: Nova temporada de série da Netflix gera polêmica


Ator revela o diferencial da série da Netflix sobre os irmãos Menendez


Turista morre em trágico acidente após ser atingida por estátua


Que horas estreiam os episódios de 'Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais'?


Veja a restauração das obras vandalizadas nos ataques de 8 de Janeiro


Templo encontrado submerso na Itália é analisado por arqueólogos