Pesquisadores acreditam ter descoberto em caverna paleolítica na França o que pode ser o mapa 3D mais antigo já encontrado, datado de 18.000 a.C.
Éric Moreira Publicado em 11/01/2025, às 16h30
Pesquisadores franceses descobriram em uma antiga caverna de arenito chamada Ségognole 3, localizada ao sul de Paris, o que acreditam ser o mapa 3D mais antigo já encontrado. A escultura, que acreditam ser da era Paleolítica Superior, pode revelar mais detalhes sobre o quão inteligentes e avançados eram os primeiros grupos de caçadores-coletores que viveram na Europa.
O estudo que analisou a descoberta foi publicado no dia 22 de dezembro no Oxford Journal of Archaeology, e foi liderado pelo Dr. Médard Thiry do MINES Paris Center of Geosciences e pelo Dr. Anthony Milnes da University of Adelaide. Os pesquisadores atestam que as esculturas ali encontradas são uma versão em pequena escala da paisagem da região de Noisy-sur-École, exibindo características naturais e os sistemas hidrográficos da área.
Vale mencionar que Ségognole 3 chama atenção por ser a única entre as formações de arenito da região, apresentando em si mais de 2.000 exemplos de esculturas da Idade da Pedra. Na caverna, notam-se aspectos artísticos, simbólicos e práticos de maneira bastante notável, incluindo imagens realizas de cavalos, uma abertura em forma de vulva e até a destacada representação em pequena escala da paisagem ao redor.
O piso gravado não é bem um mapa, mas mais como um modelo em miniatura da paisagem ao redor, potencialmente o primeiro modelo 3D do mundo de um território paleolítico", escreveram os pesquisadores no estudo.
Conforme repercute o Archaeology News, o design da caverna integra características naturais com modificações humanas, utilizando-se de canais, bacias e depressões esculpidas no chão, que guiam a água da chuva através da caverna, criando assim uma representação dinâmica de rios, deltas e colinas próximas quando a água flui. As esculturas, descrevem os pesquisadores, parecem imitar o vale do Rio École, a montante do Rio Sena.
Com o fluxo da água dando vida às esculturas, é possível observar ali uma imagem clara do sistema hidrográfico da área. "A precisão do desenho desta rede hidrográfica revela uma capacidade notável de pensamento abstrato naqueles que a desenharam e naqueles para quem ela foi planejada", escrevem os pesquisadores no artigo.
Vale acrescentar que, além de valor artístico, a descoberta tem grande impacto sobre a compreensão existente acerca das habilidades de pensamento avançado das antigas comunidades do Paleolítico Superior. As gravuras encontradas na caverna, por exemplo, também combinam beleza com praticidade, e mostram uma compreensão profunda de seus autores do espaço e do meio ambiente.
Esta descoberta mostra que os povos paleolíticos eram capazes de pensamento abstrato imaginativo, além de serem excelentes observadores", acrescentam os pesquisadores no artigo.
Por fim, o estudo ainda aponta que a gravura de Ségognole 3 pode ter tido, a princípio, vários usos, desde planejar caçadas até ensinar membros da comunidade, ou mesmo realizar rituais relacionados à água. A localização da caverna ainda apoia a hipótese de que as gravuras serviam a algum propósito prático naquelas comunidades.
Isso tudo sem mencionar que a caverna permite vista para um vale rico em recursos e em herbívoros migratórios. Por mais que já tenham sido encontradas gravuras rudimentares de paisagens em diferentes partes da Europa, o mapa em questão se destaca por sua execução tridimensional, bem como a integração de características naturais.
Leia também: Imago Mundi: A história do mapa mais antigo já conhecido pela humanidade
Arqueólogos acreditam ter descoberto importante local bíblico na Jordânia
Após indícios de que envelheceu, bilionário que quer viver para sempre corta protocolo agressivo
Suposto crânio de 'irmã de Cleópatra' na verdade é de menino de 11 anos
Moedas representando imperador romano usurpador são descobertas em Luxemburgo
Australiana faz caminhada subaquática mais longa do mundo com uma respiração
Fronteira entre Brasil e Venezuela é fechada até segunda-feira, 13