Francisco de Assis, o 'Maníaco do Parque' - Reprodução/Vídeo/YouTube/Brasil Urgente
Maníaco do Parque

Maníaco do Parque: Por que o serial killer pode ser solto em 2028?

Caso do serial killer que aterrorizou São Paulo nos anos 90 é retratado em novo filme disponível no streaming: 'Maníaco do Parque'

Gabriel Marin de Oliveira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 23/10/2024, às 19h30

A história de Francisco de Assis, o maníaco que aterrorizou São Paulo no final dos anos 90, volta a ganhar os holofotes com o lançamento da dramatização de seus crimes no filme 'Maníaco do Parque', do Prime Video.

A produção, que retrata os crimes brutais e a personalidade perturbada do assassino, reacende o debate sobre a justiça brasileira e a possibilidade de sua soltura em 2028, como relembra o filme nos minutos finais.

Condenado a mais de 280 anos de prisão, Francisco foi responsável pela morte de pelo menos sete mulheres e pelo estupro de outras nove. A legislação da época, no entanto, limitava a pena máxima a 30 anos, o que significa que o criminoso poderá ser liberto em 2028.

A perspectiva de sua soltura causa grande apreensão na sociedade e levanta diversas questões sobre a segurança pública e a saúde mental. O criminoso já declarou abertamente que, caso seja liberto, voltará a cometer crimes, alegando ser controlado por um "demônio".

Processo burocrático

O jornalista Ullisses Campbell, autor da biografia "Francisco de Assis, O Maníaco do Parque", explicou à CNN que o criminoso será submetido a uma série de exames.

"No processo penal dele, a data prevista para soltura é agosto de 2028. Só que não é tão simples. Haverá baterias de exames psicológicos, além de laudos de psiquiatras para a justiça, apontando se ele vai cometer novos crimes ou não", afirmou o escritor ao veículo.

Já em entrevista ao UOL, Thais Nunes, jornalista responsável pela pesquisa para  documentário "Maniaco do Parque: a história não contada", também do Prime Video, explicou que Francisco não é um preso comum. "É mau, é perverso e não vai parar", afirmou ela.

"Ele passou 30 anos preso sem acompanhamento mental. Não é aceitável e não podemos conceber isso. Ele não toma nenhum remédio controlado, não faz acompanhamento contínuo. Ninguém sabe como está sua mente", explicou Thais.

Leia também: Maníaco do Parque: Como o serial killer foi capturado?

Brasil notícias prisão Justiça Francisco de Assis 'Maníaco do Parque'

Leia também

Chrysler Building: abandonado, icônico prédio de Nova York enfrenta má preservação


Liam Neeson revela que vai abandonar filmes de ação: 'Tenho 72 anos'


Filho da rainha Camilla revela tradição da família real: 'Suma importância'


Por que sequência de 'Gladiador' substituiu ator que interpretou Lucius?


Ator revela que foi sequestrado por 'palhaço serial killer' dos anos 70


Ator de 'Gladiador 2' revela parte mais difícil ao se preparar para o filme