Cassius, maior crocodilo em cativeiro do mundo - Divulgação/Guinness World Records
Mundo

Maior crocodilo em cativeiro do mundo morre na Austrália aos 110 anos

Neste sábado, 2, o maior crocodilo em cativeiro do mundo, conhecido como Cassius, faleceu no santuário australiano onde vivia

Redação Publicado em 02/11/2024, às 13h03

Neste sábado, 2, o maior crocodilo em cativeiro do mundo, conhecido como Cassius, faleceu no santuário australiano onde vivia. Com uma impressionante medida de 5,48 metros e um peso superior a uma tonelada, o animal tinha aproximadamente 110 anos.

A notícia da morte foi divulgada pelo santuário em uma postagem no Facebook. “É com profunda tristeza que compartilhamos o falecimento do nosso amado companheiro Cassius. Ele era mais do que apenas um crocodilo, ele era um membro estimado da nossa família”, disse a publicação. 

Segundo o local, “a condição de Cassius declinou desde o dia 15 de outubro. Ele era muito velho e acreditava-se que vivia além dos anos de um Crocodilo selvagem”.

"Ele fará muita falta, mas nosso amor e memórias dele permanecerão em nossos corações para sempre. Obrigado a todos os que o visitaram ao longo da sua vida e ofereceram gentileza ao longo do caminho”, acrescentou. 

Animal era considerado o maior em cativeiro do mundo / Crédito: Guinness World Records

Trajetória

Segundo o Guinness, Cassius foi originalmente capturado no rio Finniss, ao sul de Darwin, no Território do Norte da Austrália, em 1984. "Como um predador no topo da cadeia alimentar, ele se metia em diversas encrencas, desde caçar e devorar gado até atacar hélices de barcos", conta o site do santuário.

Inclusive, acredita-se que foi nesse cenário que ele acumulou suas numerosas cicatrizes de batalha, incluindo a perda da pata dianteira esquerda, parte do focinho e cerca de 15 cm do final da cauda. O animal foi transferido de caminhão para o zoológico em 1987, a 3.200 km de distância, "para sua própria segurança".

Cassius a caminho do zoológico em 1987 / Crédito: Guinness World Records

 

O animal conquistou o título de maior crocodilo do mundo após a morte do crocodilo filipino Lolong, que media 6,17 metros, em 10 de fevereiro de 2013, segundo o Guinness. 

notícias Austrália animal recorde crocodilo Guinness World Cassius

Leia também

Espada atribuída a Napoleão Bonaparte será leiloada em Londres


'Prefiro morrer a admitir algo que não fiz': Homem passou 46 anos preso injustamente


Irmãos Menendez vão deixar a cadeia? Entenda as atualizações do caso


Priscila Belfort: cunhada compartilha teorias e status do caso


Arqueólogos desvendam mistério de como pá de madeira de 3.500 anos ficou conservada


O fim do mistério do crânio encontrado durante reforma de casa em 1978