Broches de mulheres da Era Viking - Divulgação/Manx National Heritage(MNH)
Arqueologia

Joias de mulheres da Era Viking são encontradas em ilha britânica

Declarados como tesouros da Coroa Britânica, os artefatos do século 10 foram achados por detectadores de metais na Ilha de Man

Vanessa Centamori Publicado em 25/07/2020, às 15h50

O Manx National Heritage (MNH) anunciou que dois broches que pertenceram a mulheres viking foram encontrados por detectadores de metais na Ilha de Man, no mar da Irlanda. Além disso, as joias, que datam do início do século 10, foram declaradas como "tesouros". 

Isso significa que estão sob a posse da Coroa Britânica, sendo mantidas pelo MNH, que administra os metais preciosos da ilha. Somente aqueles com mais de 300 anos são sujeitos à uma decisão legal, avaliada por um legista, para se enquadrar sob a designação de "tesouro". 

Além disso, se um artefato entra nessa categoria, quem o encontrou é recompensado. Curiosamente, os broches ovais de bronze tem 10 cm de comprimento e eram "absolutamente típicos" da Era Viking. Eram usados pormulheres adultas, segundo confirmou a curadora de arqueologia do MNH, Allison Fox, à BBC.

Outros itens também foram encontrados junto aos broches, como uma conta de vidro decorada e uma fivela de cinto de bronze. Os objetos já foram encaminhados para um tratamento de conservação no Conservatório Arqueológico de York e serão exibidos a seguir no Museu Manx, na própria Ilha de Man.

Inglaterra arqueologia Era Viking tesouro Coroa Britânica broches

Leia também

Par de potes da Dinastia Ming é leiloado por valor recorde de R$ 71 milhões


Guitarrista detalha primeira impressão que teve de Freddie Mercury: 'Irritante'


Sinos da Catedral de Notre Dame voltam a soar em Paris cinco anos após incêndio


Homem é baleado e morto no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em SP


A última nota escrita pela Rainha Elizabeth em diário antes de sua morte


Rei holandês repudia ataques antissemitas após jogo de futebol e relembra 2ª Guerra