Após missão bem-sucedida, o Japão se tornou nesta sexta-feira o quinto país a conseguir pousar uma sonda na Lua
Giovanna Gomes Publicado em 19/01/2024, às 12h34 - Atualizado às 18h02
Pela primeira vez na história, o Japão conseguiu pousar uma sonda na Lua. Às 12h20 desta sexta-feira, 19, no horário de Brasília, a sonda, denominada Moon Sniper, tocou o solo lunar como parte dos esforços da agência espacial japonesa Jaxa para localizar água na Lua.
O Japão tornou-se o quinto país do mundo a alcançar esse feito, juntando-se aos Estados Unidos, União Soviética, Índia e China.
De acordo com o portal Tilt, do UOL, a missão utilizou uma sonda projetada com a colaboração da empresa responsável pelos brinquedos dos Transformers, a Takara Tomy. A Jaxa buscou essa parceria para reduzir o peso e o tamanho do equipamento enviado à Lua.
Com um design esférico e diâmetro de aproximadamente 8 centímetros, a sonda pode se alongar, facilitando seus movimentos na superfície rochosa lunar.
O sucesso do pouso representa uma reviravolta positiva para o setor aeroespacial japonês, que enfrentou desafios nos últimos anos, incluindo duas tentativas de pouso e diversos lançamentos de foguetes mal-sucedidos.
Vale destacar que, em 2022, a tentativa japonesa de enviar a sonda lunar Omotenashi como parte da missão americana Artemis 1 não obteve êxito.
Par de potes da Dinastia Ming é leiloado por valor recorde de R$ 71 milhões
Guitarrista detalha primeira impressão que teve de Freddie Mercury: 'Irritante'
Sinos da Catedral de Notre Dame voltam a soar em Paris cinco anos após incêndio
Homem é baleado e morto no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em SP
A última nota escrita pela Rainha Elizabeth em diário antes de sua morte
Rei holandês repudia ataques antissemitas após jogo de futebol e relembra 2ª Guerra