Erik e Lyle Menendez - Getty Images
Irmãos Menendez

Irmãos Menendez: Veja as novas evidências que podem tirar Lyle e Erik da cadeia

Promotor do condado de Los Angeles anunciou nesta quinta-feira, 24, que recomendará a reavaliação da pena de Lyle e Erik Menendez

Gabriel Marin de Oliveira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 24/10/2024, às 21h01

O promotor público do Condado de Los Angeles, George Gascón, anunciou nesta quinta-feira, 24, que vai recomendar que as sentenças de Lyle e Erik Menendez sejam reavaliadas quase três décadas após suas denúncias pelo assassinato de seus pais, Jose e Kitty Menendez.

Em conferência de imprensa realizada no Hall de Justiça, no centro de Los Angeles, nesta quinta-feira, 24, o promotor público George Gascón anunciou que vai recomendar a um juiz que as penas de Lyle e Erik Menendez sejam reduzidas para 50 anos de prisão.

Se aprovado, os Menendez, que cumprem prisão perpétua, estariam elegíveis para a liberdade condicional, informa a Variety. Mas, um juiz precisa assinar o pedido.

A decisão surge em meio à apresentação de novas evidências e à revisão de uma recente lei da Califórnia que permite ao tribunal considerar fatores como o abuso sofrido pelos réus. O caso Menendez voltou a ganhar destaque após o lançamento da série 'Monstros - Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais'.

Agora, cabe à Corte Superior de Los Angeles determinar o futuro dos irmãos, cujos advogados pedem a anulação da pena ou uma nova audiência probatória para apresentação de provas adicionais.

Novas evidências

Além da série, a Netflix também lançou o documentário 'O Caso dos Irmãos Menendez', contendo depoimentos importantes para a história. Porém, a produção deixou de fora duas novas evidências que podem ser cruciais para a reviravolta no destino de Lyle e Erik.

Em uma carta enviada ao primo Andy Cano em 1988, Erik descreveu os abusos sofridos pelo pai e o terror que vivia em casa. "Tenho tentado evitar meu pai. Isso ainda acontece diariamente, mas está pior para mim agora... toda noite fico acordado pensando que ele pode entrar", revela um trecho da carta.

No julgamento que decretou a prisão dos irmãos, em 1966, este documento não havia sido descoberto.

A outra evidência é o depoimento de Roy Rosello, ex-integrante do Menudo, que revelou, em 2023, ter sido drogado e estuprado por José Menendez, pai de Erik e Lyle, em 1984. Esse depoimento reforça a hipótese de que os irmãos cometeram o crime motivados pelos abusos sofridos na infância.

Leia também: Os irmãos Menendez vão deixar a cadeia? Entenda o que foi decidido

Estados Unidos EUA prisão sentença pena cadeia revisão condado Lyle Erik Menendez

Leia também

Soldado israelense revela uso de palestinos como escudos humanos em Gaza


Por que sequência de 'Gladiador' substituiu ator que interpretou Lucius?


Arqueólogos desvendam mistério de como pá de madeira de 3.500 anos ficou conservada


Mulher de 105 anos revela segredo da longevidade: 'Beba cerveja e não case'


'The Office': Amazon lançará remake mexicano da série


'Ele voltará a matar': Diz promotor do caso 'Maníaco do Parque'