Cena da série "Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais - Divulgação/Netflix
Irmãos Menendez

Irmãos Menendez: Lyle e Erik criaram plano para fugirem da cadeia?

Em "Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais" a Netflix revive o infame caso de Erik e Lyle, irmãos ricos condenados por matar os próprios pais

Thiago Lincolins Publicado em 21/09/2024, às 10h40

Lançada na última quinta-feira, 19, a segunda temporada de "Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais" chama atenção ao reviver o infame caso de Erik e Lyle, que, em 1989, foram condenados por matar os próprios pais nos Estados Unidos.

Além de retratar o assassinato que estampou as manchetes do país, a série também revive a polêmica confissão dos irmãos, as investigações e os julgamentos que rodaram o mundo e terminaram na condenação dos Menendez.

A série também se destaca ao mostrar os dois lados da história. Enquanto a acusação alegava que o crime foi cometido por ganância, os rapazes explicaram que o crime foi um ato de autodefesa. Lyle e Erik revelaram que foram abusados fisica e emocionalmente pelos pais.

Alerta spoiler!

Misturando fato e ficção, a série pode gerar dúvidas ao detalhar momentos intrigantes, como o momento em que os irmãos desenvolveram um plano com objetivo de fugirem da cadeia. Mas isso aconteceu na vida real?

O terceiro episódio mostra que Lyle teria escrito uma carta ao irmão na qual deta um plano de fuga. Depois, a dramatização apresenta uma encenação inusitada do plano. Os atores estão disfarçados com perucas e vestidos como mulheres, planejando uma nova vida. 

A representação, de fato, não corresponde a vida real, no entanto, o plano é verídico. Durante o julgamento, os promotores do caso utilizaram essas notas como evidências, encontradas entre os pertences encontrados na cela de Lyle.

Múltiplas páginas apresentavam diagramas das instalações prisionais, conforme mostrado na série. As notas até mesmo detalhavam anotações sobre escadas e menções a uma mudança de continente.

No tribunal, foi relatado que a carta trocada entre os irmãos continham sugestões como: "Mudar nome. Mudar aparência. Cirurgião plástico. Precisamos de silenciador. Precisamos de finanças. Como transferir dinheiro? Como comunicar-se no exterior?".

Segundo o LA Times registrou na cobertura do julgamento, aproximadamente seis cartas foram encontradas, escritas à mão em lápis. Foi relatado que as notas referiam-se a "mudança dos EUA para a Europa."

Apesar dessas evidências, o tenente William Sieber, que testemunhou, afirmou que os investigadores não puderam concluir que as notas estavam relacionadas a uma tentativa de fuga e não conseguiram identificar o edifício desenhado nos papéis.

"Mas os investigadores não conseguiram concluir que as notas tinham algo a ver com uma tentativa de fuga iminente, acrescentou o tenente", explica a reportagem do veículo.

Na ocasião, um parente de Lyle relembrou que ele, antes da prisão, projetava a compra de um restaurante. A sua ideia era desenvolver uma rede de franquias.

Após a descoberta das cartas, os irmãos Menendez, que estavam detidos na mesma prisão, foram movidos para locais mais distantes para impedir a comunicação enquanto a investigação sobre a suposta tentativa de fuga prosseguia.

Todos os episódios de "Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais" já podem ser conferidos no catálogo da plataforma de streaming Netflix.

lançamento polêmica netflix episódio incesto Mídia Streaming irmãos Menendez Lyle Erik

Leia também

Esqueleto do século 17 é descoberto soterrado em pedras na Alemanha


Após quase 50 anos, homem é preso pela morte de duas mulheres na Austrália


Arqueólogos identificam corpo encontrado em caixão de chumbo em Notre Dame


Piloto neozelandês mantido em cativeiro por 19 meses em Papua Ocidental é libertado


EUA: Homem morre com injeção letal mesmo após testemunha dizer que mentiu


Menendez: veja o que disse um dos irmãos após o lançamento da série polêmica