O presidente dos EUA, Donald Trump - Wikimedia Commons
Mundo

Irã emitiu mandado de prisão contra Donald Trump, diz agência local

Segundo a sucursal iraniana de notícias Fars, o governo quer acionar a Interpol para cumprir a determinação

Vanessa Centamori Publicado em 29/06/2020, às 11h32

Em resposta ao ataque que matou o general Qassem Soleimani em janeiro, a Justiça do Irã emitiu um mandado de prisão contra o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Outros 36 estrangeiros também foram alvo da incumbência, informou a agência iraniana Fars. 

Além disso, o governo local está solicitando auxílio da Interpol para ajudar a cumprir a ordem judicial. Sobre o mandado, o promotor iraniano Ali Alqasimehr concedeu uma entrevista à Fars, dizendo que Trump foi acusado de "assassinato e terrorismo", junto de outras pessoas, das quais 30 delas fazem parte do governo norte-americano. 

"36 indivíduos envolvidos ou que ordenaram o assassinato de Qassem, incluindo políticos e militares dos EUA e de outros governos, foram identificados, e oficiais judiciários emitiram mandados de prisão contra eles", disse Alqasimeh.

O promotor teria solicitado um "alerta vermelho" contra Trump, que é o mais urgente da Interpol. A TV Al Jazeera procurou a organização internacional de polícia para comentar o pedido, mas não teve resposta. Vale lembrar que as chances da agência responder a ordem são baixas, pois é proibido na entidade internacional que se intervenha na política nacional de outro país. 

 Qassem Soleimani /Crédito:Wikimedia Commons 

 

Sobre o assassinato de Qassem Soleimani

Durante o governo Trump, no último dia 3 de janeiro deste ano, Soleimani foi morto em um ataque por drones enquanto sua comitiva deixava o aeroporto internacional de Bagdá, no Iraque. O general liderava a Força Quds, unidade de elite da Guarda Revolucionária do Irã, e atuava como espécie de ministro, envolvido em questões de guerra e paz no pais.

A morte de Soleimani, aos seus 62 anos de idade, esquentou as questões internacionais, deixando a nação do Oriente Médio prestes a enfrentar os Estados Unidos em um conflito armado. Após o ataque, o Irã prometeu vingança e realizou o envio de mísseis, destruindo duas bases americanas no Iraque, antes mesmo do corpo do general ser enterrado. 

Irã Donald Trump presidente prisão notícia Trump soleimani

Leia também

Afinal, por que Plutão não é mais um planeta?


Trump promete visitar Springfield após espalhar falsa teoria sobre imigrantes


Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais