A polícia da Arábia Saudita alega que o vídeo 'pode prejudicar a moralidade pública'
Redação Publicado em 26/07/2022, às 17h18
Tala Safwan é uma popular influenciadora digital egípcia, que foi presa recentemente na Arábia Saudita, após acusação de publicar em suas redes sociais vídeos sobre homossexualidade — assunto que ainda é tabu na região. Safwan conta com cinco milhões de seguidores em seu TikTok e cerca de 800 mil no YouTube.
Segundo a polícia saudita, como informado pela UOL, um vídeo recente da influenciadora tinha conotação lésbica, e disseram que o conteúdo "pode prejudicar a moralidade pública". Tala Safwan, por sua vez, nega qualquer acusação que aponte que seu vídeo possuía tal conotação.
Em seu canal no YouTube, a jovem faz uso de um estilo mais otimista e descontraído, além de discutir programas de TV e outras questões enviadas por seus seguidores — em sua maioria, adolescentes.
Logo, em resposta às acusações, ela afirmou que foi mal interpretada e negou a existência de qualquer subtexto sobre homossexualidade em seus conteúdos, além de argumentar afirmando que o vídeo foi retirado de contexto para causar escândalo.
A polícia de Riad — capital da Arábia Saudita — anunciou a prisão de um "morador local" que teria aparecido "em uma transmissão conversando com outra mulher, e elas discutiam conteúdo sexual e sugestivo, algo que poderia ter um impacto negativo na moralidade pública". Junto ao anúncio, sem citar o nome da influenciadora, foi anexado um trecho de um vídeo com o rosto dela e de uma amiga.
O episódio da prisão de Tala Safwan ocorreu apenas alguns dias depois de a entidade saudita responsável por regular redes sociais exigir do YouTube a retirada de anúncios "ofensivos aos valores e princípios muçulmanos". A censura ocorreu após a denúncia de muitos pais da Arábia Saudita, que reclamavam de conteúdos impróprios em anúncios da plataforma, aos quais seus filhos estariam expostos.
O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir
Par de potes da Dinastia Ming é leiloado por valor recorde de R$ 71 milhões
Guitarrista detalha primeira impressão que teve de Freddie Mercury: 'Irritante'
Sinos da Catedral de Notre Dame voltam a soar em Paris cinco anos após incêndio
Homem é baleado e morto no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em SP
A última nota escrita pela Rainha Elizabeth em diário antes de sua morte
Rei holandês repudia ataques antissemitas após jogo de futebol e relembra 2ª Guerra