Igreja das Dores, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul - Igreja das Dores/Divulgação
Papa Francisco

Igreja de Porto Alegre recebe título de basílica pelo papa Francisco

Anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira, 19, na missa de Corpus Christi

Isabelly de Lima, sob supervisão de Wallacy Ferrari Publicado em 16/06/2022, às 19h44

A Igreja Nossa Senhora das Dores, situada em Porto Alegre, recebeu do papa Francisco o título de basílica. É a terceira igreja no estado a receber o título, e a primeira da capital do Rio Grande do Sul.

As outras duas são o Santuário Nossa Senhora Medianeira, em Santa Maria, e a Catedral São Luiz Gonzaga, em Novo Hamburgo). Há 72 igrejas do tipo no Brasil. Tal reconhecimento é concedido pelo Vaticano às igrejas de maior relevância cultural do mundo.

O anúncio oficial foi feito na Catedral Metropolitana, localizada no centro da cidade, no final da missa de Corpus Christi, nesta quinta-feira, 16, segundo Lucas Matheus Mendes, o pároco da igreja. A leitura do texto de elevação foi feita pelo arcebispo Dom Jaime Spengler.

"A paróquia é um símbolo para Porto Alegre e viu a cidade crescendo. Esse título chega nos 250 anos da Capital e faz com que a população olhe com mais carinho para a igreja. Reforça a importância da sua conservação e manutenção", relata o padre Lucas.

A nova basílica

A igreja levou quase 100 anos para ficar pronta, concluída somente em 1904 e é tombada como patrimônio artístico e cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) – o primeiro do tipo em Porto Alegre.

A Santa Sé enviou à Igreja das Dores um formulário a ser preenchido com informações que ajudassem o Vaticano a avaliar critérios como antiguidade, beleza artística, importância litúrgica e veneração por devotos, para receber o título.

A ideia surgiu em 2019, mas o processo da coleta de documentos começou apenas no ano seguinte. Em 2021, ele foi concluído. Neste ano foi produzido um relatório com detalhes do local, que foi enviado à Congregação do Culto Divino e, em abril, houve a concessão do título, segundo o G1.

Quem liderou o processo de postulação do título de basílica, incluindo a aprovação no âmbito local (do conselho de presbíteros) e no âmbito nacional (da conferência episcopal), foi o próprio padre Lucas. A missa solene de instalação da basílica, em que serão instalados símbolos na igreja que fazem referência ao papa, está prevista para acontecer em setembro, no dia 15.

Igreja Papa Francisco Corpus Christi RS Porto Alegre basílica

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro