Chapolin Colorado e Chaves - Reprodução/SBT
Inteligência Artificial

IA distorce Chaves e Chapolin: Fãs criticam restauração dos episódios

Reexibição no SBT gera polêmica após uso de inteligência artificial para restaurar os episódios, causando distorções e efeitos visuais indesejados

Gabriel Marin de Oliveira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 15/10/2024, às 14h53 - Atualizado às 19h40

O retorno de Chaves e Chapolin à TV brasileira, após um intervalo de quatro anos, animou fãs ao redor do Brasil. A reexibição dos episódios no SBT, que utilizou inteligência artificial para remasterizar as imagens, no entanto, gerou críticas dos fãs por conta de distorções.

Logo após a transmissão, as redes sociais foram lotadas por posts de telespectadores indignados com os resultados da remasterização. A principal reclamação foi em relação aos movimentos de câmera artificiais gerados pela IA, que deixavam as cenas com um aspecto tremido e instável, mesmo em episódios originais que não apresentavam essa característica.

No Forum Chaves, as pessoas estão postando alguns exemplos que Deus do céu. A IA além de interpolar e criar informação que não existe, também tenta estabilizar os movimentos de câmera. E fica bizarro pic.twitter.com/u1w2GG6vAX

— Rafael Fernandes (@rafa00fernandes) October 13, 2024

Segundo o 'Canal Tech', outro problema frequente foi um efeito que deixava personagens, cenários e objetos com uma aparência plastificada, um efeito comum em imagens geradas por IA.

Em alguns casos, a inteligência artificial resultou em distorções curiosas, como o rosto quadrado de Chaves ou o Chapolin com um número diferente de dedos em cada mão e texturas que mudavam de forma inexplicável.

Cena mostra Chaves com cabeça quadrada e Chapolin com seis dedos - SBT

 

Pronunciamento

Com as críticas, o SBT se pronunciou sobre o assunto. A emissora afirmou que o uso da IA tinha como objetivo melhorar a qualidade de vídeo dos episódios, mas que está aberta a receber feedbacks para aprimorar o processo.

A emissora confirmou que manterá a utilização da inteligência artificial nas próximas exibições.

"O uso de IA, visando a melhoria da qualidade de vídeo nos episódios de Chaves e Chapolin, tomou o cuidado de não alterar as características originais dos episódios, para melhorar a experiência da audiência. Foram utilizados recursos que permitem corrigir distorções provenientes do registro analógico em fitas, era normal na ocasião utilizar vídeo tapes que degradavam, adicionando ruídos, rotação de fase e outras instabilidades."

"Estamos, através de IA, retirando os ruídos, recompondo as texturas, porém tomando o cuidado de não repintar os episódios. Porém, recebemos vários feedbacks com sugestões de melhorias no processo que serão levadas em consideração, sempre objetivando a reprodução tal como foi captada."

notícias televisão inteligência artificial Chaves Chapolin

Leia também

Americano entra para o Guinness ao escalar dentro de casa altura equivalente à do Everest


Após impedir embarque de judeus, companhia aérea alemã é multada


Gladiador 2: Rinocerontes eram levados para o Coliseu?


Veja como arqueólogos encontraram objetos ancestrais em tumba de 1.500 anos


Filho de William, Príncipe George já decidiu qual profissão quer seguir


Parentes dos irmãos Menendez farão entrevista coletiva; confira detalhes