José Derman em vídeo postado em seu canal do Youtube - Divulgação/ Youtube
Cristina Kirchner

Homem que gravou vídeo em apoio ao atentado contra Kirchner é preso

José Derman chamou o atirador de "herói brasileiro" em sua publicação no Youtube

Redação Publicado em 06/09/2022, às 12h52

José Derman, um argentino de extrema direita, foi detido nesta terça-feira, 6, após publicar um vídeo no Youtube em que elogiava os atos de Fernando Sabag Montiel, o brasileiro que tentou assassinar a vice-presidente da Argentina, Christina Kirchner, na semana passada. 

A gravação, que foi postada em seu canal, "A Hora da Verdade", e posteriormente deletada da plataforma, trazia o título "Nosso total apoio ao herói brasileiro que tentou fazer justiça aos argentinos".

Essa não é a primeira vez que Derman tem uma passagem anterior na polícia devido ao crime de assédio digital, segundo informações repercutidas pelo portal O Globo. O homem define a si mesmo como "pró-vida, católico e anti-comunista" em suas redes sociais, e já fez inúmeras postagens a favor de políticos de direita, incluindo Donald Trump, ex-presidente dos EUA, e até mesmo Jair Bolsonaro

O atentado 

Fernando Montiel apontou uma arma para o rosto de Cristina Kirchner enquanto ela interagia com um grupo de apoiadores na frente de sua casa. O criminoso apertou o gatilho duas vezes, mas o revólver não funcionou. 

O brasileiro de 35 anos possui um sol negro tatuado no corpo, que é um símbolo nazista, e é fichado na justiça argentina por ter sido flagrado andando com um facão de 35 centímetros em 2021. Sua namorada, Brenda Uliarte, de 23, também foi presa sob suspeita de ter colaborado com o atentado executado pelo parceiro. 

Argentina notícias prisão atentado Polícia Cristina Kirchner

Leia também

Afinal, por que Plutão não é mais um planeta?


Trump promete visitar Springfield após espalhar falsa teoria sobre imigrantes


Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais