Utilizada por muito tempo em papiros, pirâmides e tumbas, a técnica milenar de escrita é envolta de mistérios e origem divide opiniões
Isabelly de Lima Publicado em 14/02/2024, às 10h02
Os antigos egípcios utilizaram hieróglifos em diversas formas de registro, como em tumbas, papiros e até mesmo pirâmides, ao longo de milhares de anos. Estudos indicam que os hieróglifos foram inventados por volta de 5.200 anos atrás, aproximadamente na mesma época em que outro sistema de escrita, conhecido como cuneiforme, estava sendo desenvolvido na Mesopotâmia.
Escavações alemãs em Abidos, no Egito, revelaram inscrições hieroglíficas de [cerca] 3.200 aC", relatou James Allen, professor emérito de egiptologia da Universidade Brown, para o WordsSideKick.com por e-mail. Ludwig Morenz, professor de egiptologia da Universidade de Bonn, na Alemanha, acrescenta que os hieróglifos egípcios foram criados por volta de 3.300/3.200 a.C.
Allen ainda reforça que "o sistema hieroglífico aparece pela primeira vez praticamente totalmente formado, seja porque seus primórdios foram inscritos em materiais perecíveis [que não sobreviveram] ou porque foi inventado por um gênio desconhecido".
A razão pela qual os hieróglifos foram inventados é motivo de debate. Alguns estudiosos sugerem que a necessidade de um sistema de contabilidade flexível para um Estado em formação pode ter sido um dos motivos. Outra teoria é que os hieróglifos foram criados para glorificar os deuses e os reis, como indicam algumas das primeiras esculturas reais contendo hieróglifos.
Os hieróglifos egípcios e o cuneiforme mesopotâmico foram desenvolvidos mais ou menos na mesma época, mas há debate sobre qual sistema foi inventado primeiro. Allen argumenta que os hieróglifos egípcios foram criados antes, enquanto outros estudiosos, como Orly Goldwasser, sugerem que o cuneiforme pode ter sido desenvolvido primeiro, como informado pelo Live Science.
Embora houvesse algum contato entre os povos do Egito e da Mesopotâmia, os hieróglifos foram desenvolvidos de forma independente no Vale do Nilo. A última inscrição hieroglífica egípcia conhecida data de 394 d.C., após a qual o conhecimento da escrita foi perdido até sua decifração no século 19.
Caracóis 'extintos' voltam a habitar o Atlântico após anos de esforços
Interestelar: Detalhe desapercebido pode mudar completamente interpretação do filme
Atlântida inglesa: Arqueólogos descobrem artefatos da Idade da Pedra no Mar do Norte
Mistério de vulcão que quase destruiu o mundo é finalmente desvendado
Influenciador Gabriel Freitas, que pesou mais de 380 quilos, morre aos 37 anos
Descoberta acidental revela segredos escondidos em propriedade histórica