Imagem ilustrativa de um peixe morto - Licença Creative Commons via Wikimedia Commons
Mundo

Grécia: Porto de Volos é tomado por toneladas de peixes mortos

Toneladas de peixes mortos invadiram porto de Volos, na Grécia, após enchentes, afetando o turismo e a pesca local

Maria Paula Azevedo, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 29/08/2024, às 15h00

As autoridades da Grécia estão se esforçando para gerenciar a grande quantidade de peixes mortos que invadiu um porto popular, uma situação que pode colocar em risco os meios de subsistência dos moradores locais. 

Conforme repercutido pelo jornal O Globo, esse é o segundo desastre ambiental a afetar o porto de Volos, localizado a três horas e meia de carro ao norte de Atenas, depois das inundações severas que atingiram a região da Tessália no ano passado.

As enchentes recentes afetaram novamente um lago próximo, que havia sido drenado em 1962 para combater a malária, expandindo seu tamanho para três vezes o normal.

"Depois das tempestades Daniel e Elias no outono passado, cerca de 20 mil hectares de planícies na Tessália foram inundados, e vários peixes de água doce foram levados pelos rios em direção ao mar", explicou Dimitris Klaudatos, professor de agricultura e meio ambiente na Universidade da Tessália.

“Será a nossa morte”

Desde então, as águas do lago recuaram drasticamente, forçando os peixes de água doce a migrarem para o porto de Volos, que deságua no Golfo Pagasético e no Mar Egeu, onde não conseguem sobreviver.

Somente nesta terça-feira, 27, as autoridades removeram 57 toneladas de peixes mortos das praias próximas a Volos, e os esforços de limpeza continuaram nesta quarta-feira, 29. Segundo a associação local de restaurantes e bares, o fluxo de turistas na região já caiu quase 80% desde a enchente do ano passado.

A situação com esse peixe morto será a nossa morte", afirmou Stefanos Stefanou, presidente da entidade. "Quem virá visitar nossa cidade depois disso?"

Após o incidente, as autoridades locais iniciaram uma investigação para analisar a qualidade da água e os níveis microbianos no estuário do Lago Karla, além de verificar a possível poluição no golfo.

Grécia Turismo mortos Peixes Pesca porto de Volos

Leia também

Terra pode ter tido anel semelhante ao de Saturno, sugere estudo


Batman receberá estrela na Calçada da Fama de Hollywood


Entenda como buracos negros supermassivos podem "matar de fome" as galáxias


'João Sem Deus': Minissérie sobre condenado líder espiritual estreia na TV


Eva Hart, a menina que sobreviveu ao naufrágio do Titanic


Descoberta de quartel de 3.200 anos revela espada com inscrição sobre Ramsés II