Ruínas de antigo prédio grego e pedaço de mármore retratando o herói Ájax - Divulgação/Evangelos Kroustalis / Divulgação/Christina Marabéa
Arqueologia

Grécia: Mármore relacionado a herói da Guerra de Troia é descoberto

Em prédio subaquático, arqueólogos encontram pedaço de mármore de 4 a.C. com representação do herói grego Ájax

Redação Publicado em 30/10/2023, às 11h14

Em 2022, antigo edifício foi encontrado submerso na ilha de Salamina, na Grécia, datado de 1,8 mil anos atrás. Recentemente, porém, o local revelou um fragmento de mármore do século 4 a.C. com a representação de um homem nu e com barba — possivelmente o herói grego e ícone da Guerra de Troia, Ájax, o Grande.

Conforme informado pelo Ministério da Cultura da Grécia, a imagem é bastante semelhante à outra representação do herói encontrada em uma coluna de mármore votivo datada de cerca de 320 a.C., encontrada no Museu Arqueológico de Salamina.

Na cena em questão, assim como no fragmento encontrado recentemente, a figura aparece "coroando um homem nu em um contexto da famosa festa Aianteia da juventude", descrevem os arqueólogos.

Possível representação do herói grego da Guerra de Troia, Ájax, descoberta recentemente / Crédito: Divulgação/Christina Marabéa

 

O herói Ájax, por sua vez, é descrito como uma figura de relevância na Guerra de Troia, tendo resgatado o corpo de Aquiles dos troianos. Além do mais, segundo a enciclopédia Britannica, ele foi herói tutelar de Salamina, onde existia um templo e ocorria a festa em sua homenagem.

+ Como surgiu a expressão 'Calcanhar de Aquiles'?

Outros achados

Conforme relatado pelo Live Science, ruínas submersas já são exploradas por arqueólogos em Salamina há vários anos. Em 2021, por exemplo, lá foi encontrado o antigo muro de contenção que fortificava a cidade que existiu ali, no passado.

Já o edifício onde ocorreu o achado recente, chamado stoa, servia como uma passagem coberta que cercava um espaço público aberto, possivelmente um mercado ou praça. No total, a construção possuía 6 metros de largura e 32 metros de comprimento — divididos em seis ou sete salas, uma das quais continha um poço de armazenamento.

Fotografia aérea de antigo edifício grego submerso descoberto em Salamina / Crédito: Divulgação/Ε. Κρουστάλης

 

No local, ainda foram encontrados outros artefatos além do fragmento de mármore: cerâmicas de diferentes épocas, objetos de argila, moedas de bronze e fragmentos de outros objetos de mármore. "A identificação da stoa é um novo elemento significativo para o estudo da topografia e da organização habitacional da cidade antiga", pontua, por fim, o Ministério da Cultura da Grécia.

Cerâmicos descobertos em Salamina / Crédito: Divulgação/Χρ. Μαραμπέα

 

Mundo História curiosidades Grécia notícias arqueologia Guerra de Troia Grécia Antiga construção Mármore edifício estoa Ájax

Leia também

Par de potes da Dinastia Ming é leiloado por valor recorde de R$ 71 milhões


Guitarrista detalha primeira impressão que teve de Freddie Mercury: 'Irritante'


Sinos da Catedral de Notre Dame voltam a soar em Paris cinco anos após incêndio


Homem é baleado e morto no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em SP


A última nota escrita pela Rainha Elizabeth em diário antes de sua morte


Rei holandês repudia ataques antissemitas após jogo de futebol e relembra 2ª Guerra