Deputados norte-americanos estão preocupados com a possibilidade de um novo golpe militar no Brasil
Redação Publicado em 08/07/2022, às 12h49
Nos Estados Unidos, seis parlamentares do Partido Democrata recentemente propuseram uma emenda que prevê a elaboração de um relatório a respeito das atividades das Forças Armadas brasileiras.
A medida, que seria adicionada à lei de orçamento de Defesa do governo norte-americano, tem o objetivo de identificar possíveis interferências do exército nas próximas eleições para presidente, que ocorrerão em outubro deste ano.
Mais especificamente, a preocupação levantada pelos políticos estadunidenses é de que ocorra um novo golpe de Estado no Brasil, segundo informações repercutidas pelo Estadão.
Vale mencionar que, durante a reunião em que o projeto foi apresentado, houveram outras 1.172 propostas, e essa foi a única a citar um país específico.
A emenda, que é nomeada "neutralidade das forças armadas brasileiras durante as eleições presidenciais", menciona cinco ocasiões em que a democracia de nosso país poderia ter sofrido ataques.
Os fatores geradores de preocupações seriam a criação de desconfiança em relação ao funcionamento do sistema eleitoral, o incentivo a manifestações de teor golpista e tentativas de fazer modificações ao andamento esperado das eleições, entre outros.
Caso a medida norte-americana seja aprovada e a posterior investigação seja capaz de comprovar a interferência do exército nesses processos democráticos, o Brasil pode ser inclusive encaixado em uma categoria de nações que não recebem ajuda financeira estrangeira durante situações emergenciais.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro