Imagem ilustrativa - Imagem de Nadine por Pixabay
Nova Zelândia

Governo da Nova Zelândia praticamente triplica taxas para turismo

Medida gerou críticas de empresários do setor de turismo, que temem que o aumento dos custos reduza o número de visitantes

Giovanna Gomes Publicado em 04/09/2024, às 09h00

O Governo da Nova Zelândia decidiu quase triplicar as taxas de entrada para turistas, conforme anunciado nesta terça-feira, o que gerou críticas de representantes e empresários do setor de turismo, que temem que o aumento dos custos reduza o número de visitantes.

Em comunicado, o governo informou que as taxas de turismo, conservação e para visitantes internacionais serão elevadas a partir de 1º de outubro para 100 dólares neozelandeses (56,20 euros), em vez dos atuais 35 dólares. O objetivo, segundo o governo, é "garantir que os visitantes contribuam para os serviços públicos e para experiências de alta qualidade enquanto visitam a Nova Zelândia". As informações são do portal Público.

Assim como outros destinos turísticos populares ao redor do mundo, a Nova Zelândia tem enfrentado desafios relacionados ao impacto ambiental causado pelos turistas, com infraestruturas sobrecarregadas pelo grande número de visitantes. A taxa de 35 dólares, introduzida em julho de 2019, não foi suficiente para cobrir os custos associados ao turismo em massa.

O governo afirmou que a nova taxa é competitiva e expressou confiança de que a Nova Zelândia continuará sendo vista como um destino atraente para os visitantes.

Contudo, a Associação da Indústria do Turismo da Nova Zelândia acredita que o aumento das taxas pode desencorajar os turistas, especialmente considerando que o setor, outrora o maior exportador do país, ainda está em processo de recuperação após o rigoroso fechamento das fronteiras durante a pandemia de COVID-19.

"A recuperação do turismo na Nova Zelândia está atrasada em relação ao restante do mundo, o que prejudicará ainda mais nossa competitividade global", afirmou Rebecca Ingram, diretora executiva da associação.

Dados

Dados divulgados na terça-feira pelo Stats NZ, o instituto de estatística, mostram que as receitas de exportação de viagens para o ano encerrado em 30 de junho foram de 14,96 bilhões de dólares neozelandeses, uma queda de 5% em relação aos níveis anteriores à pandemia. O número de visitantes, segundo a agência, está em cerca de 80% dos níveis registrados antes do fechamento das fronteiras.

Além disso, o governo neozelandês recentemente aumentou os custos dos vistos para visitantes e há uma proposta para elevar as taxas nos aeroportos regionais.

Trata-se de um triplo golpe para o nosso setor, que está trabalhando arduamente para a recuperação econômica da Nova Zelândia", disse Billie Moore, diretora executiva da NZAirports.
Turismo governo Nova Zelândia Turistas taxas

Leia também

Tailandesa é resgatada duas horas após ser 'presa' por píton de quatro metros


Advogado dos Irmãos Menendez alega 'preconceito de gênero' na sentença


Turista morre em trágico acidente após ser atingida por objeto de janela


Menstruação e mudanças vocais: Como era a puberdade para jovens na Era do Gelo?


“100 dias”: História de Amyr Klink vira aventura épica no cinema


Falhas no submarino Titan foram alertadas por engenheiro 5 anos antes da tragédia