Com a morte da japonesa Tomiko Itooka, então detentora do título, uma brasileira de 116 anos seria agora a pessoa mais velha do mundo, de acordo com instituto
Giovanna Gomes Publicado em 04/01/2025, às 09h25
Uma freira natural de São Francisco de Assis, no Rio Grande do Sul, tornou-se a pessoa mais velha do mundo aos 116 anos. Inah Canabarro Lucas, que recebeu o "título" neste sábado, 4, após a morte da japonesa Tomiko Itooka, teve a informação confirmada pelo instituto Longeviquest, uma organização especializada em longevidade.
Atualmente, Inah vive em Porto Alegre, na congregação das Irmãs Teresianas Brasil. Sua trajetória religiosa começou aos 16 anos, quando ingressou no internato de Santa Teresa de Jesus, em Santana do Livramento. Durante sua vida, a freira morou em Montevidéu, no Uruguai, e no Rio de Janeiro, antes de retornar ao estado natal.
Segundo informações do portal de notícias UOL, Inah já havia sido reconhecida como a pessoa mais velha do Brasil em janeiro de 2022, após o falecimento de Antônia de Santa Cruz. Posteriormente, em julho do mesmo ano, ela foi validada pelo Longeviquest como a pessoa mais velha da América Latina, sucedendo a colombiana Sofia Rojas.
Embora o Guinness World Records tenha confirmado Tomiko Itooka como a pessoa mais velha do mundo antes de sua morte, o novo nome a entrar para o livro dos recordes ainda não foi anunciado.
The Jerry Springer Show: Produtor relembra programa que o fez pedir demissão
'Law & Order: The Menendez Murders' estreia no Brasil esta semana; saiba onde assitir!
O avião de Pablo Escobar que foi transformado em Airbnb
NASA detalha plano para trazer amostras de Marte até fim da próxima década
Casa de Walter White, o Heisenberg de Breaking Bad, é colocada à venda
Mistério de mulher desaparecida é resolvido graças a imagem do Google Maps