Ilustração de pinguins gigantes publicada no estudo - Simone Giovanardi
Arqueologia

Fóssil de pinguim gigante encontrado por crianças é estudado por cientistas

O animal é chamado de Kairuku waewaeroa e existiu entre 27,3 e 34,6 milhões de anos atrás

Paola Orlovas, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 09/11/2021, às 12h32

Um grupo de crianças que andava de caiaque pelo porto de Kawhia, na Ilha Norte, Nova Zelândia, achou, no verão de 2006, um fóssil de pinguim gigante, o Kairuku waewaeroa.

As crianças faziam parte de uma atividade de acampamento de férias, que pedia para procurarem por fósseis de ouriços, quando fizeram a descoberta inusitada.

A Universidade Massey, também localizada na Ilha Norte neozelandesa, confirmou que os restos mortais pertenciam a um pinguim gigante, com o nome de Kairuku waewaeroa, que, media 1,38 metros e teria vivido entre 27,3 e 34,6 milhões de anos atrás. O estudo foi divulgado na revista Journal of Vertebrate Paleontology.

New fossil penguin on the loose! Meet Kairuku waewaeroa, a giant penguin from New Zealand. This penguin has a really great story - the fossil was discovered by children on a trip with the Hamilton junior naturalist club! pic.twitter.com/9aU2BVmOiX

— Daniel Ksepka (@KsepkaLab) September 16, 2021

O waewaeroa possuia algumas características diferentes das outras espécies de pinguim mais próximas, como Kairuku waitaki e Kairuku grebneffi.

Suas patas eram significantemente maiores — waewaeroa significa patas compridas, segundo explicação dada por Daniel Thomas, autor principal do estudo, publicada no jornal espanhol Él País — e seu cotovelo era ligeiramente mais arredondado. 

Apesar do animal ser dado como mais alto que a média, há espécies de pinguins que possuíam uma estatura semelhante, como a Kumimanu biceae, que cientistas acreditam que pudesse ser dez centímetros mais alta.

ciência arqueologia pesquisa estudo animal natureza Fósseis Paleontologia Nova Zelândia pinguins fauna pinguins gigantes Kairuku waewaeroa

Leia também

Afinal, por que Plutão não é mais um planeta?


Trump promete visitar Springfield após espalhar falsa teoria sobre imigrantes


Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais