O casal de espiões ao lado de Putin - Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos
Espiões

Filhos de espiões russos descobrem verdade chocante sobre suas origens

Filhos de espiões russos descobrem cidadania durante voo de retorno após maior troca de prisioneiros desde a Guerra Fria

Redação Publicado em 03/08/2024, às 11h00

Filhos de um casal de espiões russos que retornaram ao país na quinta-feira, após a maior troca de prisioneiros entre o Ocidente e a Rússia desde a Guerra Fria, descobriram sua verdadeira nacionalidade durante o voo para Moscou, repercute a BBC Internacional.

Artem Viktorovich Dultsev e Anna Valerevna Dultseva se passavam por um casal argentino vivendo na Eslovênia quando foram detidos. Era tudo uma farsa. Seus filhos não falavam russo e nem mesmo sabiam quem é o presidente Vladimir Putin, perguntando aos pais quem os estava recebendo na chegada, conforme relatou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

No total, 24 pessoas encarceradas em sete países diferentes foram trocadas na última quinta-feira. Dezesseis eram prisioneiros ocidentais detidos em prisões russas e oito eram prisioneiros russos presos nos EUA, Noruega, Alemanha, Polônia e Eslovênia. 

A família russa foi recebida pelo próprio presidente Putin, que levou flores para Dultseva e sua filha. "Buenas noches", disse o presidente às crianças dos espiões ao saudá-las em espanhol.

Quem é o casal?

De acordo com a mídia argentina, o casal era conhecido como María Mayer e Ludwig Gisch e chegaram à Eslovênia com passaportes argentinos em 2017. O marido fundou uma startup de TI sob um nome falso e a esposa tinha uma galeria de arte online. A família usava Ljubljana como base até serem presos pela polícia eslovena por acusações de espionagem em 2022.

Antes da grande troca de prisioneiros, o Sr. Dultsev e a Sra. Dultseva foram sentenciados a 19 meses de prisão cada um, após se declararem culpados das acusações de espionagem na quarta-feira. No entanto, dado o tempo cumprido desde suas prisões em 2022, foram libertos e ordenados a deixar a Eslovênia, conforme reportado pela Associated Press.

País de origem

 Sofia, de 11 anos, e Gabriel, de 8 anos, que nasceram na Argentina, só souberam que eram russos quando o avião partiu de Ancara para o Aeroporto Vnukovo, segundo informou o Kremlin.

Os filhos dos agentes disfarçados perguntaram ontem aos pais quem as havia saudado," disse Peskov, acrescentando: "Eles nem sequer sabiam quem era Putin."

O porta-voz do Kremlin destacou que é assim que os agentes disfarçados operam, "fazendo tais sacrifícios pelo bem do seu trabalho e da dedicação ao seu serviço".

Vladimir Putin Espionagem espiões russos Troca de prisioneiros Rússia-Ocidente família russa na Eslovênia

Leia também

Monstro: Nova temporada de série da Netflix gera polêmica


Ator revela o diferencial da série da Netflix sobre os irmãos Menendez


Turista morre em trágico acidente após ser atingida por estátua


Que horas estreiam os episódios de 'Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais'?


Veja a restauração das obras vandalizadas nos ataques de 8 de Janeiro


Templo encontrado submerso na Itália é analisado por arqueólogos