Veroca, filha de Eunice Paiva: Ficção e realidade - Divulgação
Ainda Estou Aqui

Filha de Eunice Paiva comenta atuação de Fernanda Torres: 'Encarnou total'

Baseado na história de Eunice Paiva durante a ditadura, Ainda Estou Aqui é um dos maiores sucessos dos cinemas brasileiros em 2024

Thiago Lincolins Publicado em 24/11/2024, às 13h20

Vera Paiva, filha de Rubens e Eunice Paiva, esteve presente no programa Altas Horas no último sábado, 23, onde compartilhou suas impressões sobre o filme "Ainda Estou Aqui", baseado no livro homônimo de seu irmão, Marcelo Rubens Paiva.

Sucesso nos cinemas, a obra cinematográfica, que aborda memórias familiares e os desafios enfrentados durante a ditadura militar no Brasil, destaca o desaparecimento de Rubens Paiva, um dos casos mais revoltantes do período.

Durante a entrevista, Vera refletiu sobre a experiência de ver sua história familiar retratada nos cinemas.

A atuação

Além disso, Vera elogiou a direção sensível de Walter Carvalho e a performance notável do elenco, destacando Fernanda Torres, que deu vida à sua mãe, Eunice.

Eu sempre falo que tenho vontade de chamar a Fernanda [Torres] de mamãe, porque ela realmente encarnou total", afirmou Vera no programa da TV Globo.

Ao refletir sobre o impacto do filme, Vera mencionou o significado de ter sua história familiar exposta ao público em um momento histórico tão particular.

"É uma surpresa a gente ter a vida assim pública nesse momento histórico em particular", continuou ela, que é interpretada por Valentina Herszage.

O filme

Emocionante, o filme "Ainda Estou Aqui" ambienta-se no Rio de Janeiro dos anos 1960, durante os turbulentos anos de ditadura militar no Brasil.

Em exibição nos cinemas, o filme gera uma importante discussão tanto em território nacional quanto internacional. Sob a direção de Walter Salles, a obra cinematográfica retrata de maneira profunda e impactante a trajetória de Eunice Paiva durante a ditadura.

A narrativa se concentra na luta pessoal de Eunice, que, após o sequestro e subsequente desaparecimento de seu esposo, o deputado Rubens Paiva, em 1971, precisou enfrentar sozinha o desafio de criar seus cinco filhos. 

"No início da década de 1970, o Brasil enfrenta o endurecimento da ditadura militar. No Rio de Janeiro, a família Paiva - Rubens, Eunice e seus cinco filhos - vive à beira da praia em uma casa de portas abertas para os amigos. Um dia, Rubens Paiva é levado por militares à paisana e desaparece", explica a sinopse do filme.

ditadura Cinema filme interpretação Rubens Paiva Longa-metragem Fernanda Torres Ainda Estou Aqui Eunice Paiva Vera

Leia também

A Imperatriz: Série de sucesso da Netflix terá terceira temporada?


Pássaro desaparecido há quase 30 anos é declarado oficialmente extinto


Entenda por que tradicionais luminárias da Liberdade foram retiradas


Morte da Arara Pipoca, famosa na internet: Casal é acusado de maus-tratos


Ondas de calor marinhas ameaçam vida marinha e economia britânica


Prestes a ser cremado, homem de 25 anos desperta na Índia