Lou Conter em 2015 - Getty Images
Segunda Guerra Mundial

EUA: Último sobrevivente do ataque a Pearl Harbor morre aos 102 anos

Lou Conter era o último sobrevivente do encouraçado USS Arizona, que afundou após o ataque japonês à base americana de Pearl Harbor, em 7 de dezembro de 1941

Éric Moreira Publicado em 02/04/2024, às 08h02

Na segunda-feira, 1º de abril, a instituição de caridade Pacific Historic Parks, que homenageia as vítimas do ataque à base militar americana de Pearl Harbor, de 7 de dezembro de 1941, informou a morte de Lou Corter, último sobrevivente deste importante evento para a história dos Estados Unidos.

Segundo o UOL, ele tinha 102 anos, e era apenas um jovem oficial de 20 anos quando sofreu o ataque. Na época um oficial da Marinha, ele ajudou a resgatar seus colegas após o bombardeio surpresa, que matou mais de 2 mil soldados americanos.

+ 82 anos após Pearl Harbor: Os relatos de um sobrevivente do bombardeio

Esta é uma perda comovente", compartilhou Aileen Utterdyke, presidente e diretora-executiva da Pacific Historic Parks, em anúncio no Facebook. "Lou Conter personificou o que significava pertencer à Geração Grandiosa, americanos cujo valor coletivo, conquistas e sacrifícios salvaram o nosso país da tirania."

"Ele teve uma carreira exemplar na Marinha e foi firme em implorar às escolas, aos pais e aos americanos comuns que sempre se lembrassem de Pearl Harbor", detalhou, por fim, no comunicado. Também informa que a morte se deu na própria residência de Conter, em Grass Valley, na Califórnia, junto de sua família.

Lou Conter em 2017 / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

 

Ataque de Pearl Harbor

Ocorrido em 7 de dezembro de 1941, o Ataque de Pearl Harbor foi um ataque militar surpresa da Marinha Japonesa a uma base militar americana no Havaí, que danificou a maior parte da frota naval que estava por ali, além de ter vitimado mais de 2 mil soldados, dos quais, mais de 1.100 estavam a bordo do USS Arizona.

Porém, o mais marcante do evento é que ele foi o estopim para os Estados Unidos entrarem na Segunda Guerra Mundial. Foi então que a Alemanha Nazista começou a perder parte de seus territórios, o que culminaria no fim da guerra poucos anos depois, em 1945.

Na guerra, Conter tornou-se piloto, tendo sido derrubado duas vezes. Ele também voou em missões de combate na Coreia, e foi o responsável pela criação do primeiro programa de Sobrevivência, Evasão, Resistência e Extração (SERE) da Marinha, que ensina a sobreviver e a "retornar com honra" dos cenários mais complicados possíveis. Ele também foi assessor militar dos presidentes Dwight D. Eisenhower, John F. Kennedy e Lyndon B. Johnson.

Segunda Guerra Mundial Estados Unidos Mundo História morte notícias soldado marinheiro Ataque de Pearl Harbor

Leia também

Operação resgata 160 crianças de seita judaica investigada por abusos na Guatemala


Arqueólogos encontram 'tesouro' medieval em Berlim


Terracota: Arqueólogos fazem descoberta rara no mausoléu do imperador Qin


Gisèle Pelicot: Petição online pede indicação de francesa ao Nobel da Paz


Ataque a mercado de Natal deixa 5 mortos e 200 feridos na Alemanha


Primeiro fenômeno astronômico de 2025 é anunciado; confira!