Fazenda produtora de leite nos Estados Unidos - Getty Images
Gripe aviária

EUA: Confirmado caso de gripe aviária em humano no Texas

Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, o paciente teve contato com o leite de vacas infectadas

Redação Publicado em 01/04/2024, às 19h26

Nesta segunda-feira, 1°, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos alertou que uma pessoa no Texas está com gripe aviária após ter contato com o leite de vacas infectadas com o vírus influenza H5N1. O anúncio foi feito em esfera nacional e estadual. 

Conforme repercutido pelo G1, via Washington Post, o paciente está recebendo tratamento para a condição que, até agora, causou apenas inflamação nos olhos. Ainda segundo o jornal americano, ele foi testado na semana passada e recebeu o diagnóstico da infecção no final de semana.

Alertas

Este é o segundo caso de infecção por H5N1, cepa da gripe aviária, nos Estados Unidos nas últimas semanas. Autoridades de saúde estaduais e nacionais identificaram vacas infectadas com o vírus em fazendas produtoras de leite de cinco estados: Texas, Kansas, Idaho, Michigan e Novo México.

O CDC do Texas relatou que o paciente que testou positivo teve contato direto com uma vaca infectada. Embora essa infecção não altere a avaliação de risco para a saúde pública dos EUA, considerada baixa, o CDC enfatizou que pessoas expostas a aves ou animais infectados, ou a ambientes contaminados por eles, correm maior risco de infecção.

Estados Unidos Texas sintomas infecção paciente gripe aviária leite infectado

Leia também

Par de potes da Dinastia Ming é leiloado por valor recorde de R$ 71 milhões


Guitarrista detalha primeira impressão que teve de Freddie Mercury: 'Irritante'


Sinos da Catedral de Notre Dame voltam a soar em Paris cinco anos após incêndio


Homem é baleado e morto no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em SP


A última nota escrita pela Rainha Elizabeth em diário antes de sua morte


Rei holandês repudia ataques antissemitas após jogo de futebol e relembra 2ª Guerra