O ex-presidente americano Donald Trump - Divulgação
Pandemia

Estudo indica que EUA poderia ter evitado mais de 400 mil mortes por coronavírus

Se tivesse seguido medidas similares a outros países ricos, a nação de Donald Trump teria impedido cerca de 40% dos óbitos

Alana Sousa Publicado em 11/02/2021, às 10h00

A renomada revista cientifica, The Lancet, publicou um artigo, repercutido pelo G1, no qual afirma que os Estados Unidos poderiam ter evitado cerca de 40% das mortes (461 mil) por coronavírus de tivessem seguido medidas indicadoras de mortalidade similares a outros países, como Alemanha, França, Japão e Canadá.

“Os EUA se saíram muito mal nesta pandemia, mas o estrago não pode ser atribuído apenas a Trump. Também tem a ver com falhas sociais. Isso não vai ser resolvido com uma vacina”, afirmou Mary Bassett, diretora do Centro FXB para Saúde e Direitos Humanos da Universidade Harvard.

Apesar de reconhecer a culpa do ex-presidente Donald Trump, os especialistas apontam que um conjunto de fatores agravou a pandemia no país. Ainda vemos um número descontrolado de mortes e infecções, até o momento foram registrados mais de 470 mil óbitos e, pouco mais de 27 milhões de casos de coronavírus.

Entre a descrença na pandemia, a propagação de fake news e remédios ineficazes, Trump agravou a situação que já era caótica no país. “Ele foi uma espécie de ponto culminante de um determinado período, mas não é o único arquiteto”, acrescenta Bassett.

A pesquisa aponta uma degradação ainda no início da crise da Covid-19. Em comparação ao Reino Unido e o Canadá, os EUA gastaram apenas metade de fundos públicos dedicados à saúde. Isso refletiu diretamente na taxa de mortalidade, que se manteve mais estável em nações de primeiro mundo.

“A coisa mais importante que precisamos fazer em nosso país é diminuir as enormes e crescentes desigualdades que surgiram em nosso país”, enfatiza David Himmelstein, professores da City University of New York.

Estados Unidos História pesquisa estudo pandemia coronavírus

Leia também

Afinal, por que Plutão não é mais um planeta?


Trump promete visitar Springfield após espalhar falsa teoria sobre imigrantes


Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais