Cena de 'Operação Dragão' em que é possível ver Bruce Lee - Reprodução/Warner Brothers
Bruce Lee

Estudo aponta que Bruce Lee pode morrido por beber muita água

Bruce Lee foi um artista marcial e ator que ficou extremamente famoso na década de 1970

Éric Moreira Publicado em 22/11/2022, às 12h13

Bruce Lee foi um famoso ator e artista marcial sino-americano que ficou extremamente conhecido, em especial na década de 1970, com filmes como 'A Fúria do Dragão' (1972) e 'Operação Dragão' (1973).

Entre as características mais populares do ator, destacava-se sua incomparável capacidade física e suas diversas demonstrações de força e técnicas corporais, em particular aquelas relacionadas ao Kung Fu.

Por isso, foi extremamente chocante quando, em 1973, a morte de Bruce Lee foi anunciada quando ele tinha somente 32 anos. Um estudo recente, porém, pode ter descoberto só agora, quase 50 anos depois, que o astro pode ter morrido por, surpreendentemente, ter ingerido muita água.

Na época, a causa da morte de Bruce Lee foi anunciada como um edema cerebral, que teria ocorrido após uma reação entre o corpo do artista marcial e o tranquilizante meprobamato, que fazia parte de um analgésico chamado Equagesic, tomado pelo artista antes de falecer.

Bruce Lee em 'Operação Dragão' (1973) / Crédito: Reprodução/Warner Brothers

 

Excesso de água

Em um artigo publicado na Clinical Kidney Journal, cientistas sugeriram que o edema cerebral do astro de filmes de ação foi causado por hiponatremia — condição em que o corpo retém tanta água, que o nível de sódio no sangue fica perigosamente baixo. Em outras palavras, os rins de Bruce Lee foram incapazes de excretar tanta água quanto ele ingeria, de acordo com a Rolling Stone Brasil.

Além disso, outros fatores apontados pelos cientistas favorecem a hipótese, como a própria dieta de Lee na época: muitos sucos e bebidas proteicas, assim como o uso de maconha (que aumenta a sede do usuário).

"Em resumo, Lee tinha múltiplos fatores de risco que predispunham à hiponatremia resultante da interferência nos mecanismos de homeostase da água que regulam tanto a ingestão quanto a excreção de água", aponta o artigo.

Nossa hipótese é que Bruce Lee morreu de uma forma específica de disfunção renal: a incapacidade de excretar água suficiente para manter a homeostase da água. Ironicamente, Lee tornou famosa a frase 'seja água, meu amigo,' mas o excesso de água parece tê-lo matado", finaliza a pesquisa.
História curiosidades morte notícias Cinema pesquisa Hollywood entretenimento bruce lee

Leia também

Par de potes da Dinastia Ming é leiloado por valor recorde de R$ 71 milhões


Guitarrista detalha primeira impressão que teve de Freddie Mercury: 'Irritante'


Sinos da Catedral de Notre Dame voltam a soar em Paris cinco anos após incêndio


Homem é baleado e morto no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em SP


A última nota escrita pela Rainha Elizabeth em diário antes de sua morte


Rei holandês repudia ataques antissemitas após jogo de futebol e relembra 2ª Guerra